A sonda Parker, da Nasa, realiza um feito histórico ao se aproximar do Sol na menor distância já alcançada por um objeto humano. A missão, que acontece na manhã desta terça-feira (24), é mais um passo para aprofundar os conhecimentos sobre a estrela e desvendar alguns mistérios. As informações são do O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A sonda estará a 6,2 milhões de quilômetros da superfície do Sol nesta manhã. A previsão era de que a aproximação acontecesse às 8h53min, mas o sucesso da missão só será confirmado na sexta-feira (27), já que a comunicação direta será desligada temporariamente. Os dados da sonda serão recebidos por meio de um sinal que será enviado pelo equipamento.
A missão, lançada em agosto de 2018, tem como objetivo desvendar alguns mistérios do Sol, como a origem das tempestades solares e fenômenos que impactam as comunicações na Terra.
Em comunicado, Arik Posner, cientista do programa, destaca que esta é mais uma missão ousada da Nasa para responder questões de longa data sobre o universo.
Continua depois da publicidade
Além dessa aproximação, já estão programadas mais duas, uma em 22 de março e outra em 19 junho de 2025.
Sobre a sonda
A sonda Parker tem velocidade suficiente para fazer o trajeto entre Tóquio e Washington em apenas um minuto, já que alcança 690 mil km/h. Também foi projetada para suportar altas temperaturas, entre 870 e 930ºC.
Uma das principais perguntas que a missão busca responder é por que a camada mais externa da atmosfera do Sol é 200 vezes mais quente do que a superfície.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Mapa divertido mostra rota do Papai Noel pelo mundo; acompanhe “ao vivo”
Sucesso repentino leva dupla de “Descer pra BC” do anonimato a estrela de comercial