O pernambucano Paulo Moura foi o único brasileiro a vencer na estréia no XBOX Gerry Lopez Pipeline Masters, em Banzai Pipeline, na Ilha de Oahu, no Havaí. A competição encerra a temporada do ASP World Qualifying Tour (WCT) 2002, a primeira divisão do circuito mundial de surfe profissional. As baterias começaram a ser disputadas no sábado, dia 14, com ondas que chegaram a 4m de altura, mas foram adiadas no domingo, dia 15.

Continua depois da publicidade

Apenas 11 das 16 baterias da primeira fase classificatória foram realizadas até o momento. Dos cinco brasileiros que competiram, só Paulo Moura conseguiu vencer.

– Pipeline é a minha onda favorita no circuito e estou muito feliz por vencer uma bateria pela primeira vez aqui – disse o surfista, após derrotar Kalani Robb (HAW) e Lee Winkler (AUS) na terceira bateria.

Já Neco Padaratz (SC), Victor Ribas (RJ), Rodrigo Dornelles (RS) e Marcelo Nunes (RN) perderam suas baterias e caíram para a repescagem.

Outros cinco brasileiros aguardam o reinício da competição para estrear. São eles Peterson Rosa (PR), Flávio Padaratz (SC), Fábio Gouveia (PB), Guilherme Herdy (RJ) e Renan Rocha (SP).

Continua depois da publicidade

A última etapa da temporada tem prazo até o dia 20 para ser encerrada.