Economizar água, reciclar lixo e plantar uma árvore. Com a ajuda da tecnologia, essas ações estão mais simples e rápidas. Plantar uma árvore é uma delas. Não é mais necessário comprar uma muda, escolher o local e plantá-la, basta alguns cliques e tudo está resolvido. Essa é a proposta da startup Curupira, de Joinville.

Continua depois da publicidade

Em março de 2013, eles lançaram um portal para quem quer plantar árvores reais sem sair de casa. Funciona da seguinte maneira: pessoas físicas ou jurídicas pagam uma taxa para adquirir as árvores que serão plantadas em áreas de degradação. Depois, elas recebem fotos de satélite e individual da muda para acompanhar o crescimento. A startup garante a preservação da espécie por 10 anos. O valor de cada árvore é de R$ 40, mas para empresas pode ficar mais barato.

– O grande diferencial do Curupira é a tecnologia porque 100% das árvores são identificadas. Assim é possível fazer o acompanhamento – avalia Guilherme Quandt, diretor-executivo da Curupira.

Já foram vendidas mais de 1,3 mil mudas. Mas a expectativa é atingir 11 mil em 2014. Conforme Quandt, há também planos de desenvolver um aplicativo para facilitar o acompanhamento. Outra meta é descentralizar o plantio, atualmente concentrado no Mato Grosso, local escolhido pela abundância de terras.

Continua depois da publicidade

Lixeira inteligente para descarte adequado

Outra empresa que alia tecnologia à sustentabilidade é a Ekoimpacto, de Florianópolis. Uma das soluções desenvolvidas é a Ekobin, uma lixeira eletrônica inteligente que, além de acondicionar o resíduo de forma adequada, pesa o seu conteúdo e disponibiliza informações do local onde se encontra e o tipo de material armazenado através de um software.

– Com ela é possível saber em tempo real quanto estão gerando de resíduos e quanto já foi destinado adequadamente – explica Alceu Medeiros, coordenador de desenvolvimento da Ekobin.

Ele diz que já foi feita uma operação-piloto e atualmente estuda como fazer o produto em escala.

Outra iniciativa é o aplicativo Wasty. Criado pela empresa Live iDeas , de Florianópolis, o app irá auxiliar no descarte adequado de aparelhos eletrônicos. A partir de abril também vai oferecer um canal de comunicação entre clientes e fabricantes, conexão com redes sociais das indústrias e sistema para identificar outras empresas que fazem o processamento desses aparelhos.

Continua depois da publicidade