Os benefícios da rede elétrica subterrânea para as cidades brasileiras vão muito além do que se pode imaginar. Apesar de ter um custo elevado inicialmente, a fiação instalada sob a terra apresenta baixo custo de manutenção.

Continua depois da publicidade

Com as redes aéreas, estamos sujeitos a riscos que envolvem condições climáticas, como a interrupção inoportuna do fornecimento de energia com a queda de raios, curtos-circuitos provocados pelo balançar das árvores em contato com a rede de iluminação, transtornos causados por colisões de veículos nos postes, vandalismo, dentre outros fatores.

A rede de distribuição de energia elétrica, do tipo subterrânea, também impacta de forma significativa na qualidade visual urbana, principalmente em calçadas em frente a edifícios, parques, praças e comércio em geral. Além de diminuir o índice de interrupções, a substituição da rede aérea pela subterrânea oferece melhorias para quem necessita utilizar percursos com acessibilidade, já que é complicado ou até inviável andar entre os postes.

Em Santa Catarina, os municípios de Florianópolis, São José, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna e Sombrio já contam com alguns trechos de rede elétrica subterrânea. Embora seja um feito benéfico para as cidades, ainda são poucos os lugares que possuem esse modelo de obra.

Na prática, a troca de uma rede pela outra, aérea por subterrânea, exige um planejamento cuidadoso das equipes, uma vez que o trabalho envolve a concessionária de distribuição de energia elétrica, de iluminação pública do município e as diversas concessionárias de telecom. As interferências de redes das concessionárias de água e esgoto, bem como a rede pluvial, também precisam ser analisadas.

Continua depois da publicidade

Além disso, deve-se estar atento aos horários de execução da obra, devido ao barulho e ao trânsito no local, para que os motoristas e pedestres tenham mobilidade mesmo com máquinas e equipamentos na via.

Se o planejamento for seguido à risca, o resultado da obra trará benefícios a todos.

*Pedro de Miranda Santos é presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Iluminação Urbana – Abrasi

Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!