Os chineses se reúnem nesta sexta-feira, dia 31, para comemorem o seu Ano Novo, a data mais importante do calendário nacional. Mas, o que era para ser uma festa harmônica pode tornar-se um pesadelo para os solteiros. Pois, na China, ser solteiro após os 30 anos é um tabu, principalmente para as mulheres. E a pressão chega a ser tanta em algumas cidades que existe até serviço de “aluguel de namorado”.
Continua depois da publicidade
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um popular site de vendas on-line oferece mais de mil anúncios do serviço, com opções e preços variados. Procurado pela publicação, um deles disse que tem “centenas de clientes” durante o ano, mas que o Ano Novo é a “alta estação”.
“Você está encalhada, não é tão jovem e não aguenta mais ser importunada por parentes? Quer um namorado para encarar a família e os amigos? Sou um rapaz bem-humorado e positivo, que pode lhe proporcionar um agradável feriado”, diz um dos anúncios.
Em média, o preço de um “namorado” é 2000 yuans por dia (R$ 800). Tendo como alvo mulheres da classe média, já que, de acordo com a Folha, “o valor é o equivalente à renda mensal média da população chinesa, portanto um preço inacessível para a maioria”.
Continua depois da publicidade