Com a chance de ainda mais chuvas em Santa Catarina para esta terça-feira (17), o risco para deslizamentos é alto a muito alto no Estado, em função do solo encharcado. O maior risco é nos municípios do Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e Planalto Sul.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Nas regiões do Oeste, Meio Oeste — principalmente áreas em divisa com o Rio Grande do Sul — e todo litoral de Santa Catarina, além de parte da Grande Florianópolis, o risco é alto.
Segundo a Defesa Civil do Estado, já foram registradas ocorrências de deslizamentos em todas regiões catarinenses. O órgão destaca que as movimentações podem se desencadear mesmo em períodos sem a presença de chuva.
— Devido ao solo já encharcado e a diminuição dos níveis de água, o solo busca estabilidade podendo haver movimentações tardias — diz a nota do órgão.
Continua depois da publicidade

Confira os sinais de deslizamentos de terra:
- Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
- Rachaduras ou fendas em encostas;
- Rachaduras novas nas paredes;
- Portas ou janelas empenarem ou emperrarem de repente;
- Muros e paredes estufadas;
- Estalos;
- Águas mais barrentas que o normal.
Chuva pode passar de 100 mm nesta terça
A terça-feira deve ser um dia com alto volume de chuvas. A previsão da Defesa Civil era de acumulados de até 140 mm em regiões como Grande Oeste e Planalto Sul.
O mês de outubro normalmente é mais chuvoso. No entanto, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no Estado, como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de Santa Catarina no Fórum Climático Catarinense.
Leia também
VÍDEO: Serra do Rio do Rastro volta a ter trânsito liberado sob forte neblina
Como fazer doações para os atingidos pelas fortes chuvas em SC