Com os temporais que atingiram Santa Catarina desde a última quarta-feira (4), várias cidades tiveram ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos e, mesmo sem a presença da chuva, é necessária a atenção redobrada com o solo encharcado, conforme alerta o geólogo Juarês Aumond.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com Aumond, o solo encharcado provoca infiltração da água até a profundidade e, com isso, podem acontecer os deslizamentos de terra. 

— O risco existe mesmo quando parar de chover. Trata-se de uma anomalia que, mesmo ao evaporar a água do solo, pode ocorrer deslocamento em função da quantidade de água — diz. 

O surgimento de água vermelha nas encostas pode ser um sinal de deslizamento, informa o geólogo. Além disso, rachaduras, mesmo que quase imperceptíveis, e deslocamentos sutis de cercas e muros, também são indicativos do problema. 

Continua depois da publicidade

Aumond explica ainda que o tempo para que o solo volte a ficar estável é imprevisível e depende de fatores como o tipo de solo, profundidade e declividade. O geólogo ainda faz um alerta para as pessoas ficarem atentas aos sinais da natureza, como: pequenas fendas no solo, porta e janelas emperradas e aos avisos da Defesa Civil de cada município.

Veja quais rodovias de SC têm bloqueios pela chuva e deslizamentos

— As pessoas acreditam que o pior já passou, mas não é verdade. Muita atenção agora, mesmo com pouca chuva, porque o solo e a encosta já estão propensos a movimentos de massa — finaliza.

Chuvas em SC

Santa Catarina enfrenta chuvas intensas desde quarta-feira (4), com municípios alagados, deslizamentos e rodovias bloqueadas. O número de cidades atingidas por ocorrências relacionadas às chuvas passou para 131, de acordo com o último relatório da Defesa Civil.

O Estado registrou duas mortes por conta das chuvas. A primeira ocorreu na quarta-feira (4), quando um homem morreu ao cair de bicicleta ao tentar passar por uma arrozeira alagada. No sábado (7), um homem de 42 anos morreu após tentar passar em uma área alagada pelas chuvas em Palmeira, na Serra Catarinense. Além desses dois casos, uma pessoa ficou ferida em uma ocorrência em Timbó.

Continua depois da publicidade

Segundo a meteorologista Camila Cardoso, o evento é provocado pela presença do El Niño, fenômeno de efeitos globais caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico.

Veja as fotos dos municípios atingidos em SC:

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Leia também

Fenômeno global é a causa das chuvas intensas que castigam SC

Imagens aéreas mostram a dimensão da enchente histórica em Taió, no Alto Vale do Itajaí