Com a dedicação e o comprometimento que já fazem parte do DNA da marca, a ENGIE, durante a pandemia do novo coronavírus, realizou diversas ações solidárias com a intenção de apoiar os catarinenses.
Continua depois da publicidade
Além de realizar doações nas comunidades vizinhas aos seus empreendimentos, a ENGIE apoiou a manutenção de empregos e as ocupações de profissionais da área de cultura, mantendo os investimentos em projetos culturais e incentivando a realização de eventos online.
— A Companhia fez questão de reafirmar e manter para este ano a parceria com os projetos culturais que patrocina, incentivando a continuidade dos trabalhos desenvolvidos, mesmo que de forma remota, com total segurança para todos — destaca Luciane Pedro, coordenadora de responsabilidade social corporativa da empresa.
O ‘Festival Dança em Trânsito’, por exemplo, tradicional evento de dança contemporânea, foi realizado em agosto, com uma edição online e 100% gratuita. A etapa virtual do festival internacional, que envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, contabilizou mais de 5 mil visualizações ao vivo nos canais do YouTube, Zoom e Instagram.
Apoio para as mulheres brasileiras
Criado para combater os reflexos da pandemia, o projeto Mulheres do Nosso Bairro contempla temáticas fundamentais ao desenvolvimento feminino: geração de renda, capacitação, apoio à manutenção da saúde e combate à violência doméstica. Em seu primeiro edital, o foco foi selecionar e apoiar empreendimentos e iniciativas de lideranças femininas com recursos financeiros. Lançado em mais de 100 municípios do Brasil, incluindo Florianópolis (sede da empresa) e região metropolitana. Foram recebidas 275 propostas de 43 municípios de 13 estados do País, das quais 206 elegíveis a concorrer aos prêmios.
Continua depois da publicidade
As 28 iniciativas vencedoras irão receber os valores de R$ 5 mil, R$ 10 mil ou R$ 20 mil, de acordo com o escopo do projeto. “A ENGIE entende que é preciso dar suporte às mulheres com projetos de médio e longo prazo. Tanto é que as iniciativas do projeto estão previstas para prosseguir após o término da pandemia. É mais uma ação que reforça o engajamento social da Companhia e demostra que estamos unidos com nossos colaboradores, as comunidades vizinhas e toda a sociedade para enfrentar esse momento difícil que o país está vivendo”, comenta o diretor-presidente e de Relações com Investidores, Eduardo Sattamini.
Para a escolha das vencedoras do edital, foram levados em conta aspectos como o impacto do empreendimento na renda familiar e na comunidade e a geração de novos postos de trabalho.
Doações para saúde, ciência e comunidades
Por intermédio do Instituto Acende Brasil, a ENGIE se uniu a outras cinco empresas do setor elétrico para arrecadar recursos para o fundo emergencial da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando aumentar a produção de testes diagnósticos da covid-19. As doações já chegaram a R$ 10,5 milhões.
Por meio de campanhas internas de doação, empresa e colaboradores arrecadaram mais de R$ 950 mil reais, revertidos na compra de cestas básicas e itens de limpeza para família que se encontram em situação de vulnerabilidade durante o período da pandemia do Covid-19.
Continua depois da publicidade
Assim como o apoio na área cultural, a ENGIE mantém os investimentos comprometidos em obras e projetos para 2020 e 2021, que são importantes, principalmente, neste momento de crise, para a geração de empregos e renda no Brasil, bem como melhorar a qualidade e quantidade da oferta de energia, sobretudo as provenientes de fontes renováveis.
Somadas a tantas ações, a empresa seguiu com iniciativas rotineiras, como a manutenção das áreas de preservação, o controle da qualidade do ar e o apoio a projetos de fomento à educação e às artes.