Na primeira sessão parlamentar deste ano a Câmara de Blumenau aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o aumento no número de vereadores na cidade. O pedido foi feito pelos vereadores Célio Dias (PR) e Mário Hildebrandt (PSD) e o evento ainda não tem data definida para ocorrer. A expectativa do presidente da Casa é de que o encontro seja realizado entre abril e maio.
Continua depois da publicidade
O tema divide opiniões entre os legisladores. Há quem afirme que elevar o número de parlamentares aumentará a representatividade dos bairros da cidade. Por outro lado, a possibilidade desencadeará outras questões, como a capacidade da atual casa, situada na Rua XV de Novembro, em acomodar novos vereadores, assessores e gabinetes. No evento que pode ser realizado em local fora da Câmara de Vereadores serão convidadas autoridades e representantes dos poderes Executivo e Judiciário.
Com população estimada em 334 mil habitantes, Blumenau está apta a ter uma Câmara de Vereadores composta por 23 parlamentares. Hoje a cidade tem 15. A lei determina que municípios que possuam de 300 mil a 450 mil habitantes tenham o limite de 23 vereadores. Para que o número de eleitos em Blumenau seja alterado é preciso que os parlamentares aprovem uma emenda à Lei Orgânica do município, que estabelece o máximo de 15 parlamentares.
Blumenau chegou a ter 21 representantes até 2004, quando uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral fixou o número de vereadores, reduzindo para 14 as vagas de parlamentares à legislatura seguinte. Em 2008 a cidade ganhou mais uma cadeira, pois a população passou de 298.603 habitantes.
Nos últimos anos o assunto foi debatido em inúmeras câmaras da região. Algumas, como Itajaí, optaram por elevar o número de parlamentares. Brusque – com cerca de 119 mil habitantes – também fez modificações e passou de 10 para 15 vereadores.
Continua depois da publicidade