Uma operação secreta de segurança para os Jogos Olímpicos de Atenas/2004, da qual participam centenas de soldados norte-americanos, começou nesta quarta, dia 10, um dia depois de o novo primeiro-ministro da Grécia ter assumido pessoalmente o comando da organização do evento.

Continua depois da publicidade

Apesar de não haver informações sobre a operação, chamada Escudo de Hércules, militares gregos disseram que as forças dos Estados Unidos comandariam cerca de 2 mil soldados do país que sedia a Olimpíada em agosto.

Os cenários para os quais os militares se preparam incluem até mesmo seqüestro de navios. Grupos de esquerda e anarquistas pretendem realizar manifestações diante da embaixada norte-americana nesta quarta-feira à noite para protestar contra o envolvimento dos norte-americanos.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, o premiê Costas Karamanlis deu sinais de que não seriam mais aceitas desculpas para os atrasos na conclusão das obras e das medidas de segurança para o evento. Ao nomear um novo gabinete, Karamanlis assumiu pessoalmente o comando do ministério responsável pelos Jogos.

Mais da metade das instalações em Atenas – entre as quais o principal estádio dos Jogos, o centro aquático e a rota da maratona – está em obras. Na Olimpíada de Sydney/2000, por exemplo, as obras terminaram um ano antes do evento. As informações são da Agência Reuters.

Continua depois da publicidade