O mês de setembro começou com muita chuva no Vale do Itajaí, mas o tempo instável e cinzento que marcou os últimos três dias dá lugar ao sol a partir de desta terça-feira em Blumenau, segundo AlertaBlu. Embora agosto tenha terminado com nível de precipitação abaixo da média histórica (confira abaixo), o nono mês do ano registrou até à tarde desta segunda-feira 52,2 milímetros de chuva.
Continua depois da publicidade
Embora a terça-feira ainda comece com condição para chuva de forma isolada, essas áreas de instabilidade se afastam em direção ao mar e o mau tempo começa a se dissipar gradativamente. No seu lugar, uma massa de ar seco e frio de origem polar começa a atuar no Estado, trazendo presença de sol durante à tarde.
– O dia vai começar mais feio, mas depois a gente tem a aproximação dessa massa que traz tempo firme e também o declínio da temperatura no início da manhã – explica a meteorologista Taciana Weber, do Sistema de Monitoramento e Alerta dos Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu).
Em Blumenau, a temperatura mínima deve ficar em 8ºC com máximas entre 21ºC e 23ºC, segundo o AlertaBlu. O tempo firme, seco e frio se estende até sexta- feira, podendo se prolongar durante o fim de semana do feriadão da Independência. Taciana alerta que a condição do tempo é variável, mas que o Vale do Itajaí terá ao menos quatro dias de céu azul. A meteorologista, porém, destaca que o mês de setembro indica aumento no índice de chuva em Santa Catarina.
– A tendência é neste mês aumentar a condição para chuvas em comparação ao inverno, inclusive aquelas associadas ao calor. Mas é algo normal – relata Taciana.
Continua depois da publicidade
AGOSTO REGISTROU 64% DA MÉDIA
Agosto terminou com um registro de chuvas bem abaixo da média. Choveu, conforme o Centro de Operação dos Sistemas de Alerta da Bacia do Rio Itajaí-Açu (Ceops), 62,4 milímetros, 36% menos do que a média histórica, que é de 97,1 milímetros. Desse total, grande parte (85%) ocorreu entre os dias 20 e 24.