Quem estava em Florianópolis e olhou para o céu no fim da tarde desta sexta-feira (9) foi surpreendido pelo sol que estava com cor avermelhada e pelo céu acinzentado. Pouco antes das 18h, foi possível registrar o fenômeno na Capital, que pode ter relação com a fumaça de queimadas da Amazônia que chegou a Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

— Essa fumaça vem da região Amazônica e está associada à condição das queimadas. Nesta época do ano, é mais comum por conta do tempo mais seco, e é possível ver essa condição através das imagens de satélite — explicou o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Caio Guerra, em entrevista ao NSC Notícias.

De acordo com Elen Pelissaro, meteorologista da Defesa Civil do Estado, não é possível delimitar exatamente quais regiões do estado foram atingidas pela fumaça, mas, provavelmente a mudança do tom de cor do sol sofreu essa interferência. 

Na manhã desta sexta-feira, a região Oeste teve diversas cidades onde a fumaça foi percebida com facilidade. Segundo a Defesa Civil de Chapecó, por causa da baixa umidade, é possível saber quando a situação não tem a ver com a presença de neblina. 

Continua depois da publicidade

Fumaça de queimadas da Amazônia chega no Oeste de SC

— O que aparentemente parece uma neblina, e chega a ofuscar o brilho do sol, é fumaça mesmo. Para ser neblina teria de ter umidade do ar bem maior. No final do dia, quando o sol desce, ele fica vermelho em função dessas camadas de fumaça no ar — explica o coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Hüning. 

Veja fotos do fim de tarde em Florianópolis

Leia também 

VÍDEO: Médico é preso após ficar nu em posto e causar confusão

NSC anuncia primeiros nomes da equipe que irá à Copa no Catar