Com uma trajetória que completou a segunda década embalada com 10 belos álbuns de estúdio, o Soilwork não somente cravou sua posição na cena death melódica da Suécia, mas se tornou uma das maiores referências do estilo do planeta. E, em meio a essa prosperidade, o pessoal resolveu lançar um álbum recheado de itens que saíram em edições limitadas, acrescentar algumas novidades e empacotar tudo sob o título Death Resonance.

Continua depois da publicidade

Death Resonance apresenta canções que podem ser rastreadas desde os dias de Stabbing The Drama (2005), e a maior parte do material tem sua origem nos b-sides e bônus dos quais o público nipônico não abre mão. Neste segmento, os destaques recaem sobre My Nerves, Your Everyday Tool e Sadistic Lullabye (originalmente composta para abrir o primeiro disco da banda, Steelbath Suicide em 1998). As duas faixas inéditas foram escritas em parte pelo guitarrista fundador Peter Wichers, sendo que a grudenta Helsinki e Death Resonance possuem aquele padrão meio dramático, veloz e explosivo, típico do Soilwork.

Com o áudio devidamente remixado e remasterizado, Death Resonance pode não ter o vigor de um disco de inéditas, mas o repertório vale por rever parte da história do Soilwork e, melhor, com canções bem distintas entre si, o que reforça a capacidade dos suecos em adaptar sua música transitando da violência absurda para ocasiões mais acessíveis, sem perder o foco em suas raízes. Longe de soar como caça-níqueis, este é um item para colecionadores, sendo que qualquer um entre o público focado no death metal melódico encontrará atrativos por aqui. lml

Soilwork: Death Resonance

(2016 – Nuclear Blast / Shinigami Records – nacional)

Continua depois da publicidade

01. Helsinki (faixa inédita)

02. Death Resonance (faixa inédita)

03. The End Begins Below The Surface (The Ride Majestic – bônus japonês)

04. My Nerves, Your Everyday Tool (Beyond The Inifinite – EP japonês)

05. These Absent Eyes (Beyond The Inifinite – EP japonês)

06. Resisting The Current (Beyond The Inifinite – EP japonês)

07. When Sound Collides (Beyond The Inifinite – EP japonês)

08. Forever Lost In Vain (Beyond The Inifinite – EP japonês)

09. Sweet Demise (The Panic Broadcast – bônus japonês)

10. Sadistic Lullabye (The Panic Broadcast – bônus japonês)

11. Overclocked (Sworn A Great Divide – bônus japonês)

12. Martyr (Sworn A Great Divide – bônus japonês)

13. Sovereign (Sworn A Great Divide – bônus japonês)

14. Wherever Thorns May Grow (Stabbing The Drama – bônus japonês)

15. Killed By Ignition (Stabbing The Drama – bônus japonês)

Todas as resenhas de Males que vão para o Ben

*Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.