Um dos enredos de Renascer é voltado para a vida e desventuras de Tião e Joana. O casal é apresentado “catando caranguejo” em um mangue e, depois, partem com dois filhos em busca de uma vida melhor. O caminho dessa família cruza com o de Padre Santo e Pastor Lívio, que conseguem um trabalho e moradia nas terras de um coronel do cacau.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
A trama evidência a busca de Tião por melhorar a vida de sua família e, como percebe que é impossível enriquecer com seu trabalho nas fazendas de cacau, tenta fazer um trato com o diabo. Simultaneamente, Joana vê seu amado marido enlouquecer na busca por criar um “cramulhão” enquanto luta secretamente contra constantes assédios do patrão. A partir daí, os rumos do casal se ramificam para finais diferentes na obra de Benedito Ruy Barbosa.
Conhecido por adaptar a obra do avô sem significativas alterações no roteiro, Bruno Luperi, em 2024, deve manter o final do casal igual ao da versão de 1993. Navegue pelo índice abaixo para conferir como foi o final de Tião e de Joana na primeira versão de Renascer.
Continua depois da publicidade
- Tião, do caranguejo à galinha
- A luta secreta de Joana contra os assédios do patrão
- Final de Tião em Renascer de 1993
- Final de Joana em Renascer 1993
Tião, do caranguejo à galinha
Na versão de 1993 de Renascer, Sebastião, ou apenas Tião, é interpretado por Osmar Prado. Ele e sua esposa Joana (Tereza Seiblitz) vivem da caça aos caranguejos em um mangue na Bahia. Porém, Tião não aguenta mais uma vida na lama e decide sair com esposa e os filhos em busca de novas oportunidades.
Continua depois da publicidade
Do caranguejo…
Sem um destino definido, os quatro vagam à beira da estrada quando a sorte sorri para a família: os padres Santo (Jofre Soares) e Lívio (Jackson Costa) estão passando pelo local e param para ajudar a família.
Na busca por moradia e trabalho para Tião, padre Santo e padre Lívio decidem apresentar a família para o coronel Teodoro (Herson Capri). De imediato, Teodoro não quer aceitar os quatro em suas terras, mas, sua esposa, Dona Patroa (Eliane Giardini), o convence de realizar esse “ato de caridade”.
Apresentado como um homem malandro e oportunista, Teodoro rapidamente muda a opinião sobre Tião e sua família no momento em que se depara com Joana em Renascer. A beleza da mulher desencadeia uma obsessão no homem, que quer deitar-se com ela a todo custo.
Continua depois da publicidade
Para tentar conquistá-la, ele decide receber a família com uma benevolência que não existe para outros funcionários, mesmo que Tião não tenha experiência no cultivo de cacau. Assim, Teodoro cede uma das casas de suas terras para os catadores de caranguejo. O coronel também finge estar fazendo um excelente “negócio de meia”, cedendo um pedaço de sua terra para Tião plantar o próprio cacau.
Inicialmente, Tião considera que o patrão é um excelente homem, porém, logo percebe que será impossível trabalhar nas roças de Teodoro e nas terras do “negócio de meia”. A cada novo dia dessa “vida de tabaréu”, o homem percebe que será impossível dar uma futuro melhor para Joana e seus filhos. Assim, gradativamente, fica obcecado com a possibilidade de enriquecer de forma mais rápida.
À galinha…
Convivendo com os outros trabalhadores das roças de Teodoro, Tião começa ouvir histórias sobre as fazendas de José Inocêncio e, principalmente, como esse coronel enriqueceu com a ajuda de um “diabinho”. Sonhando com a possibilidade de ter um diabo próprio, Tião fala com o patrão e pede autorização para se ausentar do trabalho e vai até José Inocêncio pedir orientações.
Continua depois da publicidade
O Inocêncio recebe o homem e passa uma receita fictícia e no limite de ser absurda. Porém, Tião acredita em cada palavra e se empenha em conseguir seu “cramulhão”. Conforme a receita de José Inocêncio, o homem precisa encontrar uma galinha completamente preta e virgem. Além disso, o primeiro ovo botado por ela não pode encostar no chão. Este ovo será galado pelo demônio e Tião deve chocá-lo embaixo do seu braço esquerdo por 21 dias e 21 noites.
Após esse período, o diabinho nasce e ele deve prendê-lo em uma garrafa. A reviravolta da receita é que a galinha tem que botar o ovo na Sexta-Feira Santa e Tião não pode contar sobre a receita para ninguém, com o risco do trato ser desfeito. Por fim, no momento que conseguir o diabinho, ele vai reivindicar a vida de uma pessoa amada por Tião. O homem decide que dará um dos filhos, porque não suportaria perder Joaninha, como chama a mulher.
Completamente fissurado pela possibilidade de criar seu próprio “diabinho”, Tião retorna para as terras de Teodoro. Rapidamente, ele passa a ser conhecido como Tião Galinha, por andar por todo canto com uma galinha preta embaixo do braço. Focado em cuidar da ave, o homem começa a faltar no trabalho.
Continua depois da publicidade
Apesar desse comportamento, Teodoro decide ignorar todas as excentricidades de Tião por conta de sua própria obsessão: Joana.
A luta secreta de Joana contra os assédios do patrão
Em Renascer, Teodoro difere muito da própria esposa, a Dona Patroa. Enquanto ela é extremamente religiosa, segue a vida sem fazer nada de errado e em devoção ao próprio casamento, Teodoro faz pouco caso da religião e aproveita toda e qualquer oportunidade para trair a esposa.
Continua depois da publicidade
Essa característica de Teodoro é exacerbada com a chegada de Joana nas roças. O homem começa traçar planos para conquistar a mulher. Porém, quando percebe que ela só tem olhos para Tião, ele assume uma nova tática: assédios.
Enquanto Tião está na roça, Teodoro aparece para tomar cafezinhos ou outras desculpas para entrar na casa de Joana em ambas versões de Renascer. Lá dentro, começa dizer que pode dar tudo que ela desejar, desde que se deite com ele. A cada investida, a mulher recusa e começa a se preocupar com a possibilidade de Tião descobrir o que o patrão está fazendo. Isso porque seu marido já matou dois homens que tentaram ficar com ela no passado.
O segredo dos assédios começa vir à tona quando Sandra (Luciana Braga), filha de Teodoro e Dona Patroa, retorna para a fazenda e percebe o comportamento abusivo do pai. Nesse estágio da trama, Dona Patroa tem ciúmes de Joana e acaba sendo hostil com a mulher. Porém, aos poucos, e com conselhos do Padre Lívio, ela percebe que Joana não tem culpa de nada, e que Teodoro que deve ser cobrado por suas ações.
Continua depois da publicidade
A cada novo capítulo, Dona Patroa e Joana se aproximam, desenvolvendo uma verdadeira amizade. Quando a esposa de Teodoro percebe que seu marido não vai mudar, ela começa a traçar planos para ajudar Joana, sem que elas revelem os assédios para a polícia ou Tião. Eventualmente, o casal reúne coragem para abandonar as terras de Teodoro e buscam acolhida na casa de Dona Jacutinga (Fernanda Montenegro), onde Sandra vive.
Final de Tião em Renascer de 1993
No desenrolar da trama, Tião é preso por um crime que não cometeu. Na prisão, o homem fica cada vez mais desesperado por não ter conseguido dar uma vida melhor para Joana e sua família. Em Renascer de 1993, Tião morre por suicídio na cela da prisão e é encontrado com um bilhete que diz: “Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém”.
Ainda não há certeza que a versão de 2024 de Renascer fará o mesmo destino fatal para Tião, ainda mais que o ator Osmar Prado antecipou esse final ao pedir para sair da trama.
Continua depois da publicidade
Final de Joana em Renascer de 1993
Em Renascer de 1993, Joana fica desolada após a prisão e morte de Tião. Aos poucos, o padre Lívio começa ajudar e nutrir sentimentos pela mulher. Essa paixão crescente entra em conflito com a vocação do homem, ainda mais depois de Joana confessar ter sentimentos por ele. Essa situação se arrasta por diversos capítulos, mas, só no final da novela padre Lívio decide abandonar a vocação de padre para ficar com Joana.
Em 2024, Lívio é um pastor e não há certeza de que o roteiro seguirá igual ao da versão original da novela. Questionado sobre o final de Joana em Renascer, Bruno Luperi afirmou que ainda não sabe como a história dela vai se desenrolar. Mas, há a possibilidade dela terminar com Zinha.
Em entrevista à CNN Brasil, Luperi afirmou: “Pelo que eu já passei no texto, acho que as duas juntas dariam um resultado bonito, porque são duas grandes atrizes”, ressalta em referência a Samantha Jones (Zinha em remake de Renascer) e Alice Carvalho (Joana em remake de Renascer).
Continua depois da publicidade
Leia também
Como Dona Patroa se “transforma” em Iolanda e assume novo relacionamento em Renascer
Enquete Renascer: Quem matou o Coronel Belarmino no remake da novela?