Após um caso polêmico com a produção de leite adulterada no Rio Grande do Sul, especialistas e internautas levantaram o questionamento sobre o real impacto que isso pode trazer no organismo de um ser humano. Segundo O Globo, foi identificado nessa indústria uma adição de soda cáustica, água-oxigenada, pelos e também pontos de sujeira no interior da embalagem.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Quais os riscos de tomar leite adulterado
A soda cáustica é uma substância corrosiva e tóxica para o corpo humano, mas dependendo da manipulação química, o produto até pode ser usado para regular a acidez. Neste caso, da adulteração de uma bebida láctea, o uso é proibido.
Continua depois da publicidade
A Anvisa explica que o uso da soda cáustica tem como objetivo substituir a boa prática de produção e processamento da bebida, uma vez que isso altera o padrão em relação à acidez, que por sua vez vai influenciar também na contagem de bactérias. Na prática, isso vai alterar o produto e trazer risco à saúde, além disso, a pessoa pode ingerir também metais pesados e até cancerígenos.
Já a água oxigenada serve para eliminar micro-organismos e recuperar um produto que provavelmente estava para vencer, ou seja, em estado de deterioração. Ingerir uma bebida com essa substância pode até não acarretar um risco à saúde, mas pode diminuir a qualidade e até as vitaminas presentes no leite.
Produção de leite adulterada no Rio Grande do Sul
Conforme O Globo, o Ministério Público do Rio Grande do Sul investigou e descobriu uma produção de leite e derivados em uma indústria de Taquara, no interior do estado gaúcho, que teria adulterado a bebida. Segundo o MPRS, a empresa teria adicionado soda cáustica, água oxigenada e outros componentes. Também foi revelado pontos de sujeira no interior da embalagem e pelos sem identificação, podendo ser de um animal ou um ser humano.
Continua depois da publicidade
O caso se torna ainda mais grave, pois, segundo o promotor de Justiça que está acompanhando o caso, o produto vencido teria sido reutilizado novamente na etapa de processamento da produção. Nenhuma marca envolvida foi divulgada até a publicação desta reportagem.
Leia também
Soda cáustica em leite: veja lista de marcas que usavam substâncias perigosas em produtos
Soda cáustica e água oxigenada: o que se sabe sobre substâncias em produtos lácteos no RS