Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram um parto de emergência na manhã deste domingo (20) em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina. O bebê, o pequeno Heitor, nasceu na casa da família dez minutos após a chegada da equipe. Apesar do susto, o menino nasceu saudável. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Samu foi acionado por volta das 6h45 e, cerca de três minutos depois, já estava no local. Fernando Lehmkuhl Longuinho, condutor da ambulância e socorrista, conta que, quando os enfermeiros chegaram na casa, a jovem, de 19 anos, já estava em trabalho avançado de parto. 

Inicialmente, ela apresentava contrações de dois em dois minutos o que, rapidamente, diminuiu para um minuto. Segundo Longuinho, isso impediu que a mãe fosse levada ao hospital e o parto precisou ser realizado ali mesmo, na casa da família. 

Foram necessários apenas 10 minutos para que o pequeno e “apressadinho” Heitor viesse ao mundo, “lindo e saudável”, conforme relatou a equipe que participou do momento. O menino nasceu pesando 3,5 kg e medindo 50 centímetros. 

Continua depois da publicidade

Ainda no local, os enfermeiros fizeram o corte do cordão umbilical, limpeza do bebê e da mãe e conduziram os dois ao hospital. Para Longuinho, que já participou de outros dois partos, auxiliar em ocorrências deste tipo é gratificante. 

– A cada parto, as surpresas são diferentes. Foi tudo muito rápido, mas com a permissão de Deus. Desejo felicidades à família – destacou o enfermeiro. 

Para a técnica de enfermagem Daiane Farias de Oliveira, a sensação foi maravilhosa e emocionante. “Nós, socorristas do Samu, quase sempre estamos presente na partida de nossos pacientes, momentos esses de tristeza para a equipe também. Mas poder estar presente na chegada ao mundo, o início da vida, não há palavras para expressar”, definiu. 

Leia também

Casal é roubado, sequestrado e mantido refém por 4 horas em São José

Funcionário é suspeito de provocar incêndios que deixaram prejuízo milionário em SC

Morador joga balde de água em maquinista por causa do barulho do trem em Corupá