Domenico De Masi, sociólogo italiano, morreu aos 85 anos, em Roma, na Itália. O pesquisador ficou conhecido mundialmente pela criação do “ócio criativo”, conceito que defende a manutenção do tempo livre em jornadas de trabalho para estimular a criatividade e que reinventa a conotação negativa da palavra ócio.
Continua depois da publicidade
A informação foi confirmada neste sábado (9) pelo portal g1, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. De Masi foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma. Além disso, também foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Em reportagem publicada no Jornal de Santa Catarina, em 2011, o sociólogo abordou alguns dos temas de suas obras durante uma visita que fez a Blumenau. A passagem por Santa Catarina foi para lançar o livro Felicità (Felicidade) e para conceder uma palestra a professores universitários, do Grupo Uniasselvi. Na époica, o italiano já falava sobre a necessidade do ensino tradicional ser revolucionado para que a humanidade consiga sobreviver na era pós-industrial.
Já em 2018, em outra passagem pelo Brasil e em uma reportagem no Diário Catarinense, o italiano não poupou eleogios aos brasileiros. Isso porque, de acordo com o italiano, o Brasil possui diversas ferramentas para superar as crises e para oferecer uma rotina mais saudável no trabalho ou no dia a dia. Com o típico bom-humor, o italiano falou na reportagem do DC como enxerga o mundo de uma maneira mais positiva, sem deixar de criticar o que precisa ser criticado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Deputado de SC relata momentos de tensão durante terremoto no Marrocos: “saímos correndo”
Terremoto causa destruição e deixa mais de mil mortos no Marrocos