Na história das artes de Joinville, há obras e pessoas que merecem mais do que registros nos livros. É para duas delas que será a Noite das Artes, evento que ocorre na terça-feira, 15 de julho, às 19h30, na Sociedade Harmonia-Lyra.

Continua depois da publicidade

Organizada pela sociedade em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, a noite será dedicada a Lieselotte Trinks, joinvilense que atuou fortemente na área cultural da cidade.

Nascida em 24 de março de 1914, ela dedicou-se à dança e à produção cultural entre as décadas de 1930 e 1980. De seu piano, ela dava o tom das apresentações de balé no mesmo teatro em que ocorre agora a homenagem ao centenário de seu nascimento.

É o piano de Lieselotte que torna-se estrela da festa. O instrumento _ um pequeno piano alemão datado de 1900 _ passou por restauração depois de anos no ostracismo e de destruição pela ação de cupins e da umidade.

Continua depois da publicidade

Eduardo Boechat, pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, será o responsável pela reestreia do piano. Ele toca a Valsa Op. 64 Nº2, de Chopin, para abrir as apresentações musicais da noite. O barítono Douglas Hahn, a Cia. Jovem do Bolshoi e a Orquestra da Cidade completam o espetáculo.

Além da recuperação do piano, outra peça importante do quebra-cabeça cultural de Joinville voltará à vida. O painel de óleo sobre tela A Rainha e o Pavão, de Hugo Calgan, considerado a pintura mais antiga feita em Joinville, será reinaugurado no início da noite, após passar por um longo processo de restauro.

O evento conta ainda com a exposição fotográfica Lieselotte, seu Tempo e Além, organizada pelo escritor Joel Gehlen; e pelo historiador Walter Guerreiro, que explicará a história da tela A Rainha e o Pavão.

Continua depois da publicidade

O QUÊ: Noite das Artes _ Um Tributo à Lieselotte Trinks.

QUANDO: terça-feira, 15 de julho, às 19h30.

ONDE: Sociedade Harmonia-Lyra, na rua Quinze de Novembro, 485, Centro.

QUANTO: gratuito. Os ingressos são limitados e distribuídos na secretaria da Sociedade Harmonia Lyra, das 9 às 11h45 e das 14 às 17h45, de segunda a sexta-feira