Um homem de 35 anos foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão na última sexta-feira (19) pelo homicídio triplamente qualificado de Genésio Oenning, de 71 anos, em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina. O crime ocorreu em agosto de 2022, e o acusado é sobrinho da vítima.

Continua depois da publicidade

A Promotora de Justiça Mariana Mocelin, titular da 2ª Promotoria de Justiça, pediu a condenação do réu com as qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. O idoso tinha dificuldades de locomoção e utilizava muletas para andar.

Segundo a denúncia, o crime foi motivado por uma breve discussão em via pública. A vítima foi atingida pelas costas em pelo menos um dos golpes, o que dificultou sua defesa. Além disso, o ataque foi considerado cruel.

Mãe e filho de 3 anos são feitos reféns e ameaçados em SC por dívida de R$ 280 mil

Na época, o sobrinho confessou o crime à Polícia Civil e alegou que mantinha desavenças com o tio por causa do uso de terras e de esterco de porco.

Continua depois da publicidade

Relembre o caso

Na manhã de 11 de agosto de 2022, na estrada geral da comunidade de Rio Pequeno, o acusado seguia de carro em direção à SC-370 quando encontrou a vítima caminhando com muletas pelo meio da via.

Os dois se desentenderam, e o homem desceu do veículo armado com uma ferramenta corto-contusa, desferindo diversos golpes no tio. Pelo menos um deles foi pelas costas.

Operação apreende mais de 6 mil garrafas de vinho argentino em Balneário Rincão

Genésio sofreu dois ferimentos na cabeça que fraturaram o crânio e resultaram em traumatismo craniano. Após a agressão, o sobrinho fugiu de carro e deixou o idoso caído no chão.

O réu deverá cumprir a pena em regime inicial fechado.

Leia mais

Monitoramento registra 185 baleias-francas entre SC e RS na temporada 2025

Denúncia de maus-tratos leva PM a descobrir plantação de maconha em Garopaba