O segundo sobrevoo da temporada registrou 216 baleias-francas entre os litorais catarinense e gaúcho, nesta segunda (16) e terça-feira (17). Foram 107 mães, cada uma com um filhote, além de dois adultos solitários. O trecho percorrido compreende Florianópolis até Cidreira, no Norte do Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Imbituba, no Sul de Santa Catarina, foi o município com o registro mais significativo. A maior concentração de baleias foi vista entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, com 46. Outras 36 foram observadas entre o extremo norte da praia de Itapirubá e a praia da Vila.
Como a caça às baleias mudou SC e quase levou espécie à extinção
— A temporada reprodutiva de 2024 tem surpreendido muito com o número de baleias presente em nosso litoral. Esse aumento das avistagens ao longo dos anos nos deixa imensamente felizes, pois é uma resposta positiva da recuperação populacional desse animal que foi caçado por séculos em nosso litoral — destaca a bióloga e coordenadora técnica do Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba, Mariana Favero Silvano.
Continua depois da publicidade
A temporada segue até novembro. O primeiro sobrevoo deste ano foi realizado em julho e registrou 99 baleias. As expedições são realizadas pelo Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba (SC) e pelo Projeto Franca Austral (ProFRANCA), do Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras.
Espécie sob ameaça
As baleias-francas tem uma população estimada de 500 animais e possui taxa de crescimento anual de 4%. Por isso, é uma espécie que ainda sofre ameaça de extinção no Brasil. O monitoramento constante ajuda a entender como está a recuperação desses mamíferos na costa do sul do país.
— Um sobrevoo com um número elevado de baleias como o de 2024 aumenta a chance de encontrarmos baleias já conhecidas. E, é essa a informação que precisamos para gerar os modelos estatísticos que resultam em números como o tamanho populacional e as taxas de crescimento anual — afirma o gerente de Pesquisa do ProFRANCA, Eduardo Renault.
Veja fotos das baleias-francas em SC e RS
Continua depois da publicidade
Assista ao sobrevoo que registrou mais de 200 baleias-francas
Leia mais
VÍDEO: Alunos de canoagem flagram baleias durante treino em praia de Florianópolis
Praia de SC vai ganhar mirante aberto ao público para observação de baleias