A organização Nihon Hidankyo venceu o Prêmio Nobel da Paz 2024, na manhã desta sexta-feira (11). O grupo japonês luta pela abolição das armas nucleares e é formado por sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A decisão foi impulsionada pelo crescimento das ameaças de uso de armas nucleares e o aumento de conflitos globais, como os da Ucrânia, Oriente Médio e Sudão. E os vencedores do Nobel da Paz recebem um prêmio de US$ 1,1 milhão (cerca de R$ 6 milhões), além de um diploma e uma medalha de ouro.
A organização também é conhecida como Hibakusha e é um movimento popular de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, cidades japonesas que foram bombardeadas em 1945 pelos Estados Unidos, resultando na morte de 120 mil e 200 mil pessoas, e encerrou a Segunda Guerra Mundial. Esse foi o único caso em que utilizaram armas nucleares durante guerras e conflitos no mundo.
Armas nucleares nunca mais
De acordo com o comitê do Nobel, a decisão foi “um lembrete ao mundo atual de que essas armas não devem ser usadas nunca mais”.
Continua depois da publicidade
— Os esforços da Nihon Hidankyo têm colaborado para manter o tabu das bombas nucleares. Atualmente, no entanto, esse tabu está ameaçado. Esta é uma forma de lembrar o mundo da necessidade do desarmamento nuclear — disse o comitê do Nobel.
O prêmio foi um reconhecimento à Nihon Hidankyo por tentar ter um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de depoimentos de testemunhas, que armas nucleares nunca devem ser usadas novamente.
A organização soube da premiação através do anúncio da imprensa. O diretor do grupo, Toshiyuki Mimaki, afirmou que o prêmio é uma grande força para lembrar ao mundo que a abolição das armas nucleares pode ser alcançada.
A ativista iraniana Narges Mohammadi, voz da revolução feminina histórica de seu país, foi quem venceu o prêmio no ano passado. Mohammadi foi a 19ª mulher a receber o Nobel da Paz, que já foi concedido a 92 homens.
Continua depois da publicidade
De acordo com o testamento de Alfred Nobel, o Prêmio Nobel da Paz deve ser entregue à pessoa ou organização que tenha contribuído de forma significativa para a fraternidade entre as nações, a abolição ou redução de exércitos permanentes, e a promoção de congressos de paz.
*Com informações do g1
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Quem são os ganhadores do Nobel de Física que revolucionaram a Inteligência Artificial
Quem é Han Kang, escritora sul-coreana que venceu Prêmio Nobel de Literatura 2024