Em 50 anos, tudo se transformou em Salete. Não foi apenas meio século, mas uma mudança de vida. O município do Vale do Itajaí que não tinha saída para os grandes centros só se desenvolveu após a ligação com o Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Antes a economia se mantinha com pequenas propriedades agrícolas e um centro com casas de madeira. Hoje o concreto já tomou conta. As ruas poeirentas e de barro se transformaram em asfalto na área urbana. Os sítios, que cultivavam tabaco e milho, só plantam madeira de reflorestamento.

O progresso chegou para manter a população ainda no pequeno município. Dezenas de empresas têxteis foram se instalando, levando as pessoas do campo para a cidade. Cerca de 70% da população moram na zona urbana.

A principal escola não é mais um rancho de pau e o hospital não é mais de madeira. É feito de concreto e asséptico. Veio a energia elétrica e uma vida nova.

Até tem gente que sai para estudar e nunca mais volta. Em contrapartida, pessoas têm aparecido para trabalhar, em busca dos fartos empregos que a cidade oferece. A migração acontece da própria região. Sotaques de Otacílio Costa e Santa Cecília são comuns de se encontrar por aqui.

Continua depois da publicidade

O turismo é a esperança para aquecer a economia. A religiosidade tem levado as pessoas para a Gruta de Nossa Senhora de Salete. O antigo zoológico estava sempre lotado aos fins de semana. Mas desde o fechamento as pessoas ainda aguardam por outra coisa para fazer.

Juares de Andrade

prefeito

– A cidade representa o espírito do povo catarinense, que é trabalhador, ordeiro e familiar.

SAIBA MAIS

População: 7.402 habitantes.

Localização: Vale do Itajaí, a 72,4 km de Rio do Sul

Área: 179,31 quilômetros quadrados

Emancipação: 29/12/1961

Características: cidade colonizada por migrantes do Sul do Estado, descendentes de alemães e italiano

Particularidades: Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete é um importante centro de manifestação religiosa do Alto Vale do Itajaí. Está localizado no Morro da Salete e é um dos mais belos pontos turísticos e de contemplação da região