Um dos sobreviventes do naufrágio que atingiu uma embarcação pesqueira no Litoral Sul de Santa Catarina teve, ainda, que aguardar por um leito de UTI após o resgate. Segundo familiares de Deivid Luiz Monteiro Ferreira, ele ficou no corredor do Hospital Celso Ramos, para onde foi levado no domingo (18), até por volta das 11h desta segunda. Ao todo, foram cerca de 12 horas de espera.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Conforme a família, Deivid recebeu atendimento no domingo, mas ainda não foi transferido para uma unidade de internação no fim da manhã desta segunda. Ele foi resgatado com sinais de hipotermia e desidratação após ficar 48 horas no mar. Os parentes, segundo apurado pela reportagem da NSC TV, tentam transferi-lo para Itajaí.

Como foi o resgate dos tripulantes de barco naufragado no litoral de SC

Ainda de acordo com Jhonny Roney Alves da Silva, irmão do tripulante, ele está com dores no corpo e em choque: quando tenta contar sobre o acidente, começa a chorar. Deivid tem 38 anos e mora há um mês em Itajaí, no Litoral Norte.

Continua depois da publicidade

De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Regional Celso Ramos estava na noite deste domingo (18) com 100% de ocupação dos leitos de UTI. Em nota, a SES informou que após a vítima chegar na unidade ele recebeu atendimento na sala de reanimação e que estava sendo prepara a transferência para Itajaí, onde vive a família.

— Essa vergonha que nós encontramos já estamos resolvendo. Ele não tinha problema, mas psicológico. Mas sendo do naufrágio ou seja de Florianópolis, a gente tem que atender — disse o governador Jorginho Mello durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira.

O naufrágio

O naufrágio do barco “BP Safadi Seif” ocorreu na noite de sexta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, antes do naufrágio a embarcação havia passado duas informações: uma automática — do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), e outra dizendo para onde eles pretendiam se deslocar para pescar.

Como a distância entre esses dois pontos era grande — de cerca de 129 quilômetros — as equipes ampliaram a área de buscas. A última atualização feita pelas equipes de resgate informou que a última localização da embarcação estava a uma distância de cerca de 160 quilômetros da costa.

Continua depois da publicidade

Cinco dos oito desaparecidos foram achados flutuando em uma pequena balsa — um item de segurança do barco que tem suprimentos e sinalizador — por um navio rebocador que patrulhava a área, a cerca de 180 quilômetros da costa. O resgate foi na noite de sábado (17). Já Deivid foi encontrado no domingo (18) apoiado em duas boias.

Ainda segundo a Marinha, as equipes seguem mantendo esforços pelos outros dois desaparecidos: Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito.

Leia também

Vídeo mostra resgate de tripulantes do barco que naufragou em SC