Doenças cardíacas, diabetes e hipertensão são problemas comumente associados à obesidade, mas muitas vezes as pessoas com dores nas costas relacionam a dor ao sobrepeso. Embora não possa ser considerado a única causa, um índice de massa corporal (ICM) elevado sobrecarrega e pode agravar problemas na coluna.
Continua depois da publicidade
Uma barriga saliente, por exemplo, faz com que o centro de gravidade da coluna desloque-se para a frente, o que desequilibra a estrutura corporal, causando dores na coluna.
Além disso, o sobrepeso limita alguns movimentos, dificultando a prática de exercícios. O desgaste do disco invertebral, que pode causar hérnia de disco, é um dos problemas possíveis.
– Em muitos casos, a hérnia de disco pode ser tratada sem cirurgia, através de ajustes realizados por um quiropraxista. Mas aliar o tratamento à perda de peso é essencial para que não haja novo desgaste e as dores voltem – diz o quiropraxista Luiz Miyajima, da clínica QuiroVida, de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, o excesso de peso pode ser ainda mais prejudicial quando os músculos do abdômen estão fracos. A região abdominal precisa de força para estabilizar e manter o alinhamento da coluna.
– Exercícios físicos são fundamentais para todos, não só para aqueles que querem ou precisam emagrecer. Quem está acima do peso deve procurar um profissional para fazer exames e indicar qual atividade é mais adequada – afirma Miyajima.