Existem tantas receitas de sobremesas para ceia de ano novo que é impossível alguém dar a desculpa de que não fez uma por falta de opção. Do velho e bom pavê, passando por musses e cremes até aqueles que levam ingredientes mais sofisticados, os doces fecham com chave de ouro o ano que termina e saúdam o ano que começa no Réveillon.

Continua depois da publicidade

Uma das receitas de sobremesas para ceia de ano novo mais tradicionais é o pavê. Mesmo que aquele tio insista na velha piada, perguntando se é pra vê ou pra comer, o doce gelado continua sendo a estrela da festa de Réveillon.

> Conheça as simpatias para trazer sorte no Ano Novo

Pra quem quer manter a forma, vamos mostrar uma sobremesa light. Mas não por isso, menos saborosa. Você sabia que no Réveillon, além da variedade de simpatias pra entrar em 2021 com o pé direito, você pode fazer uma sobremesa que dá sorte? Temos uma dica sobre uma destas.

A ceia de ano novo costuma ter entradas caprichadas, carnes suculentas, maioneses, farofas, arroz incrementado e bebidas alcoólicas como champanhes e vinhos. Portanto, depois de tudo isso, o ideal é que a sobremesa não seja muito pesada.

Continua depois da publicidade

> Receita de salada de lentilha e vinagrete de romã para ter sorte na virada de ano

Há receitas de bolos com tudo que há de melhor nesta época do ano como nozes, castanhas, amêndoas e frutas cristalizadas. Os panetones de frutas ou de chocolate também não devem faltar nas melhores mesas. Quando acompanhados de sorvete, são uma verdadeira sensação.

> Réveillon 2021: sugestão de cores para cada signo passar a virada de ano

Entre as sobremesas para ceia de ano novo, as receitas que, além de caírem bem, ainda têm tudo a ver com as altas temperaturas comuns no Brasil nesta época do ano, são sempre um sucesso.

Veja receitas deliciosas de sobremesas o Réveillon de 2021: 

Pavê de pêssego

Esta receita é fácil de fazer até pra quem diz não saber cozinhar. Fica muito gostosa e, como já dissemos, está entre as mais tradicionais. Você vai encontrar os ingredientes deste pavê em qualquer lugar e tendo um freezer, não tem erro.

Pavê de pêssego
Pavê de pêssego (Foto: Divulgação / Nestlé)

Ingredientes:

  • 1 pacote de bolachas champanhe;
  • 1 lata de pêssegos em calda;
  • 2 caixinhas de leite condensado;
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho;
  • 2 gemas peneiradas;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 1 litro de leite;
  • Coco ralado pra enfeitar, caso queira.

Continua depois da publicidade

Como fazer

Primeiro, dissolva o amido de milho e as gemas em um pouco de leite de vaca. Junte o resto do leite com o leite condensado e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Desligue o fogo e junte com o creme de leite. Fatie os pêssegos e siga pra montagem do pavê já no recipiente que vai à mesa.

O ideal é uma travessa funda, tipo pirex que possa ir ao freezer. Faça camadas nesta ordem: creme, bolacha e as fatias dos pêssegos. Termine com o creme e salpique o coco por cima. Enfeite com pedacinhos de pêssego. Coloque no freezer e deixe por, no mínimo, 12 horas. Pronto. Seu pavê está no ponto pra servir.

> Mega da Virada 2020 tem prêmio de R$ 300 milhões e apostas são liberadas; veja como jogar

Panetone trufado de sorvete

Tem doce que só de ouvir o nome já dá água na boca, não é mesmo? Imagine comer, então… Esta receita está na lista de todo chef de cozinha que se preze. Tem tudo a ver com Natal e Réveillon. A mistura de sabores é irresistível. Sem contar que na mesa da ceia de ano novo, funciona como decoração. Só cuide pra não deixar o panetone parado no calor.

Panetone trufado com sorvete
Panetone trufado com sorvete (Foto: Banco de imagens / Pixabay)

Ingredientes:

  • 1 panetone de 500 gr de boa qualidade;
  • 1 barra de chocolate ao leite de 320 gr e do tipo que você preferir;
  • 1 caixinha de creme de leite de 200 gr;
  • 1 pote de sorvete sabor creme;
  • 100 gr de frutas cristalizadas.

Continua depois da publicidade

Como fazer

Corte uma tampa do panetone e retire o miolo. Garanta que sobre uma parede de cerca de 2 cm. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (neste, preste atenção pra não queimar o chocolate. Deixe 30 segundos, mexa um pouco e repita a operação). Só pare de derreter quando estiver homogêneo. Então, acrescente o creme de leite, misture e coloque na geladeira.

Misture as frutas cristalizadas com o soverte e recheie o panetone. Depois, coloque a tampa retirada no início, pegue o chocolate da geladeira e decore, cobrindo toda extensão do panetone com o chocolate derretido.

Aí é só colocar o “pão do Toni” (diz a lenda que esta é a origem do nome) na geladeira em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe esfriando por 1 hora. Depois, é só servir e ouvir os elogios.

> Calor favorece mudança de hábitos alimentares

Panna cotta com frutas vermelhas

Panna cotta é a prima rica do panetone. Brincadeiras à parte, esta é uma receita de sobremesa para ceia de ano novo que ninguém pode botar defeito. Todo mundo ama e os segredos rondam as conversas de trocas de receitas. E não é por acaso.

Continua depois da publicidade

A panna cotta é calórica, mas no Rèveillon, dê um tempo pra você mesmo e não olhe pra isso. Aqui vamos falar da calda de frutas vermelhas, mas você pode dar asas à sua imaginação e usar outras frutas da época. Limão, maracujá e coco são apenas algumas das que ficam bem gostosas. Siga os passos a seguir e você terá uma sobremesa firme no ponto.

Pannacotta
Pannacotta (Foto: Banco de imagens / Unsplash)

Ingredientes:

  • 250 ml de creme de leite fresco;
  • 1 xícara (50 ml) de leite;
  • 2 folhas de gelatina incolor;
  • 1 fava de baunilha ou 1/2 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha;
  • 1 colher (sopa) rasa (50 ml) de açúcar.

Como fazer

Se você ficar na dúvida sobre como usar as folhas de gelatina, basta seguir as instruções da embalagem, combinado? Abra a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento com a ajuda de uma faquinha de ponta. Retire as sementes do seu interior raspando com o lado cego da lâmina. Reserve as sementes e as favas.

Em uma panela pequena, misture o creme de leite, o leite, o açúcar, as sementes de baunilha e as favas. Leve ao fogo médio/baixo e deixe cozinhando até o açúcar dissolver. Mas não permita que levante fervura. Retire do fogo, deixe esfriar um pouquinho, drene bem a água da gelatina e junte ao creme. Dilua completamente a gelatina mexendo bem.

Continua depois da publicidade

Com uma concha, vá enchendo forminhas de alumínio de 100 ml. Pra fazer bonito na mesa da ceia de Réveillon, o legal é desenformar e colocar em tacinhas. Pra isso, será preciso deixar na geladeira por cerca de 6 horas ou de um dia pro outro.

Se tiver dificuldade na hora de desenformar, passe uma faca em torno do molde antes de virar na tacinha. Se não der certo, coloque um pouco de água fervente em um recipiente e coloque o molde dentro por alguns segundos pra esquentar apenas seu fundo.

Cubra com a calda já fria e depois da panna cotta ter se firmado completamente. Pra calda de frutas vermelhas, use 250 gr das frutas vermelhas de sua preferência e 100 gr de açúcar. Basta levar o açúcar e as frutas picadas ao fogo por 5 a 6 minutos ou até formar a calda.

> Branco no Réveillon: por que ainda usamos e o que simboliza?

Tiramisu light

Agora, mais uma receita da bela Itália. Esta é pra quem prefere comer algo light neste Réveillon. O doce ganhou fama no mundo todo pelo seu sabor todo especial. O nome é uma alusão à expressão em italiano tirami sù que significa algo como “levanta-me”.

Continua depois da publicidade

Alguns dizem que a sobremesa se originou na região de Piemonte, Lombardia e Toscana. Outros apostam em Vêneto. Independentemente de onde veio, é uma delícia e ponto final na polêmica.

Tiramisu light
Tiramisu light (Foto: Banco de imagens / Pixabay)

Ingredientes:

  • 250 gr de ricota;
  • 2 xícaras de café preparado líquido;
  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres de cacau amargo;
  • 150 gr de biscoitos champanhe;
  • 2 ovos;
  • Uma colher de vanilina;
  • 6 colheres (sopa) de açúcar.

Como fazer

Antes de tudo, prepare o café. Quando ele ficar pronto, adoce-o com adoçante. Em seguida, despeje em uma tigela e adicione 1 xícara de água. Misture bem e reserve pra deixar esfriar. Depois, misture bem na batedeira as gemas com 4 colheres de chá de açúcar e a vanilina.

A seguir, misture a ricota com batedor até que a mistura fique homogênea e bem cremosa. Pegue uma travessa de vidro e coloque a primeira camada do creme de café e, depois despeje metade do creme de ricota. Acrescente, então, uma camada de biscoitos em cima e cubra com o creme de ricota novamente.

Continua depois da publicidade

Ao final, polvilhe a superfície com cacau amargo. Leve à geladeira e deixe esfriando por pelo menos 3 horas. Depois, é só curtir esta sobremesa dos deuses.

> Champanhe, espumante ou frisante: entenda a diferença entre as bebidas

Mousse de uva

Pensou que esquecemos a sobremesa pra dar sorte? Não. Já que comer 12 uvas, uma para cada mês do ano, é simpatia infalível pra ter sorte no ano novo, prepare este musse!

Mousse de uva
Mousse de uva (Foto: Banco de imagens / Unsplash)

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 lata de suco de uva integral;
  • 1 sachê de gelatina sem sabor.

Como fazer:

Misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de uva no liquidificador. Dissolva a gelatina sem sabor em 3 colheres de água quente e acrescente aos demais ingredientes. Bata tudo por alguns minutos, sirva o musse decorado com algumas uvas e boa sorte em 2021!

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp