O Hospital Municipal São José, de Joinville, passou a enfrentar sobrecarga em atendimentos nos últimos dias. Com capacidade para 269 pessoas, a unidade registrou 272 pacientes internados na manhã desta quinta-feira (2), segundo dados da prefeitura. Para aliviar as demandas do sistema de saúde, uma das medidas que serão tomadas é a contratação de profissionais temporários.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A prefeitura informou que iniciou a convocação para empregar 57 servidores, sendo 46 técnicos em enfermagem, 8 enfermeiros e 3 médicos. A medida é uma das primeiras decisões tomadas pelo novo secretário de Saúde, Andrei Kolaceke, que assumiu a pasta nesta semana.
Das 272 pessoas internadas, 37 estão nas Unidades de Terapia Intensiva (toda a capacidade) e 235 em unidades de internação (3 além da capacidade). O pronto-socorro do Hospital São José também registrou sobrecarga na ocupação, há 54 pessoas em observação na unidade de emergência, que tem capacidade para 30 leitos.
Em entrevista à NSC TV Joinville, Kolaceke atribui a causa do excesso de atendimentos a três fatores: o aumento no número de casos graves de dengue, a sazonalidade de doenças respiratórias e o agravamento das sequelas provocadas pela Covid-19.
Continua depois da publicidade
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
“Joinville pede socorro em relação ao Hospital São José”, diz Adriano, sobre custeio
Quais próximas etapas de consultoria sobre novo modelo de gestão de hospital de Joinville
Joinville contrata Fipe para estudo sobre modelo de gestão para hospital