O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina moveu uma ação civil pública na qual relata sobrecarga de trabalho no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. A ação pede por mais profissionais na unidade. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo o documento, a ação tem como objetivo acabar com as irregularidades na execução dos serviços de enfermagem no hospital regional, administrado pelo Governo do Estado.

Na ação, o órgão solicita que seja mantido o mínimo necessário de enfermeiros e técnicos de enfermagem, para que, organizados em escala, garantam 24 horas de assistência aos leitos de UTI Covid na unidade, assim como em outros setores do hospital. 

> Hospital Regional de Joinville abre dez novos leitos de UTI para Covid-19

Continua depois da publicidade

O conselho regional de enfermagem diz, ainda, que, segundo levantamento, o hospital tem um déficit de 71 enfermeiros e 118 técnicos de enfermagem, somente na área de atendimento a pacientes com Covid-19.  

Além disso, foi constatado a partir de fiscalização que profissionais transitavam entre as áreas covid e não covid em razão da falta de profissionais. O fato leva a maior possibilidade de transmissibilidade da doença.

> Projeto em Joinville propõe indenização para servidores da saúde vítimas da Covid

Por esses motivos, o conselho disse que precisou recorrer à Justiça para que o Governo do Estado adeque o número de profisisonais. Com isso, o atendimento de enfermagem seja seguro não somente para os profissionais, mas também para a população catarinense. 

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou, em nota, já ter sido notificada e que irá se manifestar dentro do prazo, que termina nesta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Maternidade de Joinville volta a permitir entrada de acompanhantes durante pós-parto