Nos últimos dias, em meio a onda de calor, a falta de luz tem causado transtornos e prejuízos a moradores da Grande Florianópolis. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) atribui o problema ao aumento do consumo durante o verão.

Continua depois da publicidade

A moradora de São Pedro de Alcântara Alessandra Zamora perdeu boa parte dos alimentos que estavam na geladeira com a falta de luz por horas na última terça-feira.

— A queda de luz que pega várias quadras aqui da Boa Parada (bairro), ou a gente fica totalmente sem energia elétrica, ou algumas casas ficam em meia fase, normalmente entre 11 horas e meia-noite. Se tu olhares minha geladeira, ela está cheia de coisa estragada. Como passo o dia inteiro fora, ainda não tive tempo de colocar tudo fora — contou.

Segundo Marco Aurélio Gianesini, gerente do departamento de engenharia e planejamento do sistema elétrico da Celesc há uma sobrecarga da rede de distribuição de energia nessa época do ano, em função dos equipamentos de refrigeração, ar condicionado, geladeiras, que funcionam por mais tempo.

— Nesse período de altas temperaturas, todos os equipamentos de refrigeração (que temos em casa) funcionam ao mesmo tempo, causando sobrecarga do transformador da rede de distribuição – explicou.

Continua depois da publicidade

Conforme o gerente, eventualmente, outras questões podem contribuir para queda de energia.

— Existe também, devido à alta demanda e temperaturas, dilatação dos cabos, podem encostar em vegetações e provocar esses desligamentos. Todo sistema é projetado para atender a carga e ter a possibilidade de solicitação de um novo consumidor ser ligado naquele equipamento. Todos eles existe a previsão — informou.