Quem é apaixonado por carros já deve ter sonhado em dirigir um superesportivo num autódromo. O Sobre Rodas teve esse privilégio na semana passada durante evento da Jaguar Land Rover no circuito de Interlagos, em São Paulo (SP), e provou a potência de máquinas que têm o DNA da velocidade. Desenvolvidos para trafegar em ruas, estradas de terra e rodovias, carros Jaguar e Land Rover são sinônimos de luxo e tecnologia.

Continua depois da publicidade

Eles foram testados por jornalistas de várias partes do Brasil no Fast Drive Interlagos 2013. Cada profissional teve 15 veículos à disposição para andar na pista on road (de asfalto) e seis para testar no circuito off road (pista de terra construída na área de estacionamento do autódromo). A concorrência era forte, principalmente para dirigir os fascinantes carros da Jaguar.

A maioria mirou os cinco modelos ofertados para testes: XKR-S, XKR, XFR, XJ e XF. Dessa forma, as não menos enigmáticas Land Rover Vogue, Range Rover Sport, Range Rover Evoque, Discovery 4 e Freelander 2 – também usadas na pista de terra – ficaram em segundo plano, uma forma de mostrar a versatilidade dos carros.

Sobre Rodas testou quatro modelos: Discovery 4 (na terra), Range Rover Vogue, Jaguar XF e Jaguar XKR-S (no asfalto), tendo ao lado a companhia de um piloto profissional. Solução providencial para evitar acidentes e escapadas da pista. Havia também cones indicando o momento certo para acelerar, frear ou fazer a conversão de uma curva. Sair da trajetória era uma missão quase impossível. Ainda assim, houve quem pisou demais e deu a tradicional escapada.

Continua depois da publicidade

Jaguar XKR-S é o carro mais rápido produzido pela montadora

Principalmente a bordo do veloz Jaguar. O carro é fantástico. Mesmo em alta velocidade, a estabilidade impressiona. As retomadas são rápidas e, em questão de segundos, o ponteiro do velocímetro salta dos 80 km/h para os 160 km/h. Na reta de Interlagos então sem exigir muito, ultrapassa fácil a casa dos 180 km/h. É claro que essa velocidade não pode (nem deve) ser aplicada nas estradas. Mas em um teste drive dentro de um circuito, tudo é possível. E qualquer adulto fica um pouco irresponsável.

O XKR-S foi um dos carros mais cobiçados durante os testes. Com preço de R$ 620 mil, chassi de alumínio e motor 5.0 V8 Supercharged de 550 cavalos de potência, é considerado o Jaguar mais rápido da história produzido pela marca. Sua suspensão foi ajustada para oferecer estabilidade, excelente aerodinâmica e uma condução esportiva para pistas de corrida. Prova disso é o seu desempenho. O XKR-S atinge os 100 km/h em 4,4 segundos e alcança os 300 km/h de velocidade máxima – mescla perfeita de luxo e sofisticação.

Mais do que a performance, o modelo é também o único da categoria a alcançar índices de emissões de gás carbônico abaixo das 300 g/km. Conta com o sistema Adaptative Dynamics que muda de acordo com o estilo de direção do condutor. Em velocidades menores, os amortecedores são menos rígidos e priorizam o conforto a bordo; em velocidades elevadas, ficam automaticamente mais rígidos, o que proporciona mais estabilidade e controle ao motorista.

Continua depois da publicidade

::Informações

Preço sugerido: R$ 620 mil

Motor 5.0 V8 Supercharged

550 cv de potência

Torque de 680 Nm

Câmbio automático de 6 velocidades

Amortecimento Continuamente Variável

Controle Ativo do Diferencial

Faróis Bi-Xenon com lavadores

Sensor dianteiro e traseiro com câmera traseira

Espelhos retrovisores com função memória, aquecidos, com escurecimento e recolhimento automático

Sistema de som Bowers & Wilkins 525W com a tecnologia Dolby Pro Logic II Surround Sound

Freio de mão elétrico

Bancos elétricos com memória

Tela touchscreen LCD de 7″ com controles para áudio, temperatura e Bluetooth

Controle Dinâmico de Estabilidade com três configurações

* Jean Balbinotti viajou a convite da Jaguar Land Rover