O filme “Ainda estou aqui”, do diretor brasileiro Walter Salles, ganhou repercussão nas redes sociais após ser ovacionado e aplaudido por 10 minutos durante o Festival Internacional de Cinema de Veneza. O longa concorre ao Leão de Ouro e vem chamando a atenção de especialistas e cinéfilos mundo afora. O vencedor do prêmio será anunciado neste sábado (7), a partir das 14h (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC no canal do NSC Total no WhatsApp
Do mesmo diretor de “Central do Brasil” — que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999 —, o filme “Ainda Estou Aqui” é baseado na biografia de Marcelo Rubens Paiva e se passa no Rio de Janeiro, na década de 1970, em plena ditadura militar.
O enredo conta a história da família Paiva, com o deputado Rubens (Selton Mello), a esposa Eunice (Fernanda Torres) e os cinco filhos, que vivem em uma casa alugada, em frente à praia. Só que depois que o político é preso, torturado e morto por agentes da ditadura, a vida da família muda drasticamente.
Leão de Ouro: Todos os filmes premiados no Festival de Cinema de Veneza
Continua depois da publicidade
Assim como no livro que inspirou o filme, “Ainda Estou Aqui” traz um um relato da trajetória solitária de Eunice durante as quatro décadas em que permanece em busca do marido. Na parte final do longa, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, faz uma participação especial ao interpretar a personagem mais velha.
Além da direção de Walter Salles, o filme conta com o roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega. O elenco é composto por Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Maeve Jinkins, Antonio Saboia, Majorie Estiano, Humberto Carrão, Valentina Herzage, entre outros artistas.
Assista ao trailer
Expectativas para o Oscar 2025
No Festival de Veneza, a atriz Fernanda Torres, que interpreta Eunice em “Ainda Estou Aqui”, foi o principal destaque do filme. A atriz chamou a atenção da crítica especializada norte-americana pela brilhante interpretação em um longa-metragem de drama.
No evento, além do Leão de Ouro, haverá ainda a premiação de melhor ator e melhor atriz, com grande expectativa para Fernanda Torres. A brasileira também foi apontada pela imprensa internacional como possível candidata ao Oscar 2025. A produção ainda pode render outros troféus para diretor e roteiro, por exemplo.
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Onde assistir ao filme “Ainda Estou Aqui” e a expectativa para a volta do país ao Oscar
A confirmação de qual filme representará o Brasil no Oscar na categoria de Filme Estrangeiro será divulgada pela Academia Brasileira de Cinema no dia 23 de setembro deste ano e “Ainda Estou Aqui” é um dos 12 longas cotados para essa vaga.
O filme é o primeiro original Globoplay e ainda não tem data de estreia definida no Brasil.
Leia também
Todos os vencedores do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro da história
Quando é a estreia do filme do Silvio Santos e que esperar da cinebiografia