Você fez aquele passeio, pegou chuva, areia ou poeira e sua moto voltou imunda. Como fazer para limpá-la? Água e shampoo não bastam e nós vamos explicar o porquê. Para ajudar, conversamos com Alexandre Muniz, que faz lavação profissional há 15 anos. Ele ajudou a montar o esquema passo a passo. Confira!

Continua depois da publicidade

1- Escolha um local ventilado e com sombra. Coloque a moto no cavalete.

2 – Tampe a parte do bocal da surdina com plástico para que não entre água na parte interna do escapamento durante a lavação.

3 – Divida o processo em duas partes: superior (tanque, banco e painel) e inferior (corrente, discos, relação, motor, surdina e roda). Para cada uma, tenha panos e esponjas específicos. Nunca repita para uma parte ou outra.

4 – Sempre comece a limpeza pela parte inferior. O ideal é que aplicação do produto seja efetuada com pincel. Neste processo, o ideal é usar máscara descartável e luva. Isso evita que o produto cause alergia e que a graxa seja levada à parte superior. O ideal é fazer essa manutenção a cada vez que você completa o tanque.

Continua depois da publicidade

5 – Fixe um ponto e gire a roda para que a relação vá deslizando. Ou seja, a relação gira e não a sua mão. Desse modo, a limpeza fica melhor e não há risco de acidente. A mangueira deve ser usada sempre de cima para baixo.

6 – Após o desengraxante, retire o produto com água. Se for usar jato d’água, sempre mantenha distância, principalmente em partes elétricas e adesivos. O jato d’água tem que ter uma distância de 1,5m. Depois que limpar a relação, passe o jato em outras peças.

7 – Terminada essa etapa, molhe toda a moto, mas com cuidado. Então ensaboe a moto com shampoo neutro, que precisa ser diluído em um balde com água. unca coloque o produto diretamente na moto, sempre no pano ou esponja primeiro.

8 – Finalize por partes. Não adianta ensaboar tudo primeiro e depois passar querosene ou desengraxante. Faça tudo que precisa ser feito em uma parte, enxague e então avance.

Continua depois da publicidade

9 – Se for secar com bico de ar, segure a mangueira em uma mão e o bico na outra. Isso evita que a mangueira arranhe sua moto.

10 – Cuidado com as partes elétricas. Dica: deixe a moto ligada durante o final da secagem. Mas faça isso em um lugar aberto e arejado. Seque toda a moto com um pano macio.

MANUTENÇÃO

1 – É o momento de conferir se sua moto está em boas condições: nível de óleo, pneus e calibragem. Cheque também os freios e se os componentes elétricos estão funcionando de maneira adequada (piscas, faróis, luz de freio, painel, luz de placa).

2 – A última parte e mais importante é a lubrificação da moto é a limpeza do disco de freio. Passe um lubrificante de corrente e pouca graxa. Há várias opções no mercado.

Continua depois da publicidade

3 – Por último, a limpeza do disco de freio deverá ser feita com pano e álcool. Aplique primeiro no pano.

4 – Para melhorar a conservação, aplique cera específica para motos no tanque e nas partes plásticas. Ela protege contra maresia e sujeira e ainda deixa a moto brilhando. Nunca (mesmo) aplique esse produto nos pneus. Isso pode colocar em risco a sua segurança porque reduziria a aderência com o solo.

5 – Depois da aplicação, espere um pouco para sair com a moto. Cerca de 10 minutos já são suficientes.

VOCÊ PRECISA DE…

Produtos

– Shampoo neutro para motos

– Óleo diesel – Para a primeira limpeza. Pode substituir o desengraxante

– Desengraxante – Para limpar a relação e a corrente

– Cera limpadora para motos (específica)

– Álcool – Para manutenção do disco de freio. Ele aumenta a aderência após a limpeza

– Panos e esponjas macios e diferentes – Para a parte de cima e de baixo

– Mascara descartável

– Luvas – Para limpeza da parte inferior

– Mangueira

– Balde

– Pincel

– Óculos protetor

Nunca utilize

– “Pneu pretinho” – O pneu já é preto e a química resseca a borracha.

Duas regras importantes

– Moto não é que nem carro, todo blindado e que aguenta água por todo lado. Seja paciente, especialmente com o motor.

Continua depois da publicidade

– Sempre lave com o motor frio.

E se eu mandar fazer?

– Dependendo da moto e do serviço, custa entre R$ 15 e 100. O valor mais alto é para o serviço que inclui ajuste total, inclusive de algumas peças.