Mariza Terezinha Martins,
funcionária pública aposentada, moradora de Florianópolis
Tempus fugit é uma expressão latina que significa “o tempo foge”, mas que é normalmente traduzida como “o tempo voa”.
Continua depois da publicidade
É uma expressão que aparece em muitos relógios.
Hoje tiramos fotos de tudo e de todos de nossas máquinas digitais e depois deixamos elas quietinhas lá dentro do computador. Às vezes nem as vemos mais. Antigamente não era assim. O ato de bater uma foto era quase solene, eu diria até que mágico, pois criava muita expectativa.
Continua depois da publicidade
Quando vejo essa foto minha e de meus irmãos, éramos seis e muito “pobres e felizes”, e sabíamos disso, mesmo porque a falta de bens materiais nem sempre significa falta de valores morais.
Fico pensando no quanto meus pais economizaram na época para poder registrar esse momento. Decerto foi com muita antecedência, pois foi minha mãe quem confeccionou todas essas roupinhas com que estamos vestidos – as “roupas da missa” – e nos manteve quietinhos e limpinhos para o ato solene da foto. Na época não existia Papai Noel nem Coelhinho da Páscoa, porque não ganhávamos brinquedos, nós os inventávamos: uma folha de caderno virava uma pipa; de uma caixa de feira, fazíamos um boi de mamão, cuja cara do boi era um mamão mesmo retirado do quintal; da luz de uma vela saíam desenhos na parede pelas mãos habilidosas de meu pai. Morávamos na Servidão Franzoni, na Agronômica, em Florianópolis, estudávamos na Escola Arquidiocesana Padre Anchieta colada à Igreja São Luís, junto com as crianças do Abrigo de Menores e tomávamos banho de mar ali mesmo, onde hoje é a Beira-Mar Norte, no verão. No inverno muito frio nos enfileiravam nessa parede para nos aquecermos ao sol junto com um mingau de aveia. Que delícia lembrar disso tudo. Que vida boa, né?

Agora somos maduros e robustos, “felizes e ricos”, cada qual com sua família, com sua casa e seu carro na garagem, celulares, TVs de alta definição etc. No entanto, sabemos que a essência não é essa, a essência verdadeira da alma são os encontros familiares em que nos fortalecemos e tentamos transmitir para filhos e netos o significado de felicidade que é bem-estar espiritual e paz interior, deixar o amor nascer e ser abençoado!
Continua depois da publicidade