Nunca foi tão fácil encontrar e adquirir produtos pela internet. A comodidade de comprar sem sair de casa fez o faturamento do comércio eletrônico no Brasil aumentar 20% em 2012, somando R$ 22,5 bilhões. E não para por aí. Este ano, a expectativa é de que o acréscimo seja de 25%. Com essa curva ascendente, surge um problema e, simultaneamente, uma oportunidade de trabalho: a de formar profissionais especializados para o setor.

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Por enquanto, a área de gerência é uma das mais afetadas. A e-bit, empresa que é referência no fornecimento de informações no e-commerce e parceira da Universidade Buscapé Company, realizou, em 2012, uma pesquisa com empresas do ramo de todo o Brasil e concluiu que em 65% dos processos de seleção, os candidatos não estavam preparados para ocupar as vagas.

– O país passa por um apagão de mão de obra na área de e-commerce, há uma carência absoluta – afirma o diretor de comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim.

Segundo ele, o gerente de e-commerce é um profissional multidisciplinar, que entende de marketing, mas também de logística e meios de pagamento online. A função depende muito do tamanho da empresa, mas, de um modo geral, o gerente de e-commerce irá atuar na promoção e posicionamento de produtos dentro da página, análise de como acontece a navegação do cliente, como melhorar a posição da loja nos motores de busca da internet.

Salário do profissional pode chegar a R$ 7 mil

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O gerente comercial da Flexy Negócios Digitais, Juarez Beltrão, afirma que uma das principais dificuldades é fazer o profissional da área entender dos produtos que vende, assim como em uma empresa física, e ter familiaridade com a tecnologia, mídias digitais e planejamento. O salário médio é de R$ 3 mil a R$ 7 mil, e a tendência é que o mercado siga aquecido nos próximos anos para atender à demanda crescente do setor.

Beltrão, que também é presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina ( ADVB/ SC), explica que o primeiro passo para quem quer ingressar na profissão é buscar cursos de especialização na área para entender melhor do campo de atuação. De acordo com o especialista, os profissionais que trabalham no Estado têm um pouco mais de facilidade de desempenhar a função por causa da forte presença de polos tecnológicos na região.

Leandro Meintanis Baptista é um exemplo. Formou-se em Administração na Universidade Federal de SC em 2009 e, mesmo sem muito contato com a parte de desenvolvimento de sites e tecnologia, resolveu entrar no mercado de e-commerce. Hoje, ele é gerente e sócio-fundador da Axado, uma empresa que fornece soluções de fretes para empresas e pessoas físicas pela web. Ela conta com nove colaboradores e, para Baptista, é difícil encontrar profissionais para a área de desenvolvimento.

– As características essenciais de um gerente de e-commerce são proatividade, estar atualizado e demonstrar entusiasmo com o crescimento do setor – ressalta.

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::Curso presencial de e-commerce para pequenas empresas

Data: 27 de abril

Local: Florianópolis Palace Hotel

Horário: das 9h às 18h

Inscrições: pelo site da Eccomerce School

O curso aborda a teoria e a prática na criação de lojas virtuais e apresenta temas relacionados à escolha do domínio, plataformas de e-commerce, logística, meios de pagamentos, estratégias, mídias sociais, marketing digital, atendimento e selos de certificação.

A inscrição custa R$ 490 ( pode ser parcelada em 10 vezes). Associados da ADVB têm desconto de R$ 98.