Em Florianópolis, e em diversas outras cidades, as novidades no transporte são as bicicletas e patinetes compartilhados. Seja para um passeio ou até mesmo para evitar o trânsito, as pessoas estão utilizando cada vez mais estes veículos que estão espalhados pela Capital. Mesmo que sejam tendências mundiais, as bicicletas, mas principalmente os patinetes, precisam de uma regulamentação para o seu uso.

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Os novos transportes compartilhados só são, em parte, regulamentados com base no Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O que o órgão não prevê fica a cargo do município. Dentre as normas do Contran, a velocidade dos patinetes elétricos já está regulada: velocidade máxima de 20 km/h nas ciclovias e ciclofaixas, e de 6 km/h nas calçadas.

— Isso é uma febre, e não é um problema de Florianópolis, é sim mundial. Com o aumento de uso, aumentam os problemas relacionados a não regulamentação. Um deles é que o patinete é para maiores de 18 anos. Mas alguns pais baixam o aplicativo para os filhos — comenta o advogado Charles Machado.

Outra questão a ser regulamentada pelo município é a do estacionamento dos veículos compartilhados. Atualmente eles não podem ser estacionados nas calçadas, ainda mais por se tratarem de iniciativas privadas utilizando de um espaço público. A alternativa seria a criação de pontos de estação para que os veículos sejam deixados e retirados.

Ouça a entrevista com Charles Machado ao Direto da Redação:

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