Construtor há 20 anos e responsável por tocar o projeto da casa de Caras, Lindomar Pasqualotto é um dos visionários que está mudando o perfil de Itapema. A cidade, que no passado foi reduto de veraneio de famílias de classe média, hoje é visitada e habitada por celebridades e socialites graças a empreendimentos como os que ele constrói.
Continua depois da publicidade
Condomínios com piscina, academia e um área de convivência impressionante são o mínimo que a construtora oferece. Claro que tudo isso tem seu preço, mas é destinado a quem pode pagar. E encontrar esses clientes não tem sido um problema.
Tanto que atualmente a construtora está montando um apartamento em Miami, nos Estados Unidos. A ideia é facilitar os negócios com clientes estrangeiros que queiram ter um imóvel na região.
Apesar de atuar há 20 anos na construção civil itapemense, somente na última década Pasqualotto começou a investir no alto padrão. O condomínio Atlantic Paradise, onde Neymar e Alexandre Pires compraram apartamento, ainda nem está completamente pronto e é a menina dos olhos da construtora.
Continua depois da publicidade
– Esse perfil mudou porque a classe média passou a ter milionários e a economia no Brasil favoreceu isso – diz.
Foi também nessa última década que o segmento apresentou o maior crescimento na cidade. De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Itapema, João Formento, há 10 anos os construtores licenciavam uma média de 100 mil metros quadrados ao ano. Em 2012 1,9 milhão de metros quadrados foram aprovados pela prefeitura, um crescimento de 850% nos últimos anos.
A expectativa é de que o mercado continue aquecido para os próximos anos. Formento explica que a cidade ainda tem espaço para os imóveis de classe média. Mas a tendência é cada vez mais as construtoras investirem no luxo.
Continua depois da publicidade
– Hoje, o metro quadrado aqui ainda é mais barato que o de Balneário Camboriú (R$ 4 mil em Itapema e cerca de R$ 8 mil em Balneário Camboriú de frente para o mar), mas muita gente de lá está vindo morar aqui porque os apartamentos são maiores e os designs diferenciados. As construtoras estão investindo em arquitetos renomados – avalia.