O número de mortes no Marrocos já passou de 2 mil após um forte terremoto que atingiu o país, segundo o Ministério do Interior do país. A estimativa é de que haja 300 mil pessoas afetadas pelo sismo — de magnitude 6,8 — em Marrakech, ou seja, um terço da população da cidade. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Casal de SC relata momento de pânico ao sair de hotel atingido por terremoto no Marrocos

O tremor foi sentido por volta das 23h (horário local) de sexta-feira (8) a uma profundidade relativamente rasa, a cerca de 71 km a sudoeste de Marrakech, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Um tremor secundário, de magnitude 4,9, foi sentido 19 minutos depois do terremoto.

Além das mortes, que ocorreram em áreas montanhosas de difícil acesso, há o registro de 1.400 pessoas feridas. Muitos estão passando uma segunda noite ao ar livre e rei Mohammed 6º declarou três dias de luto nacional, além de determinar o fornecimento de abrigo, comida e outras formas de ajuda aos sobreviventes.

Continua depois da publicidade

Deputado de SC relata momentos de tensão durante terremoto no Marrocos: “saímos correndo”

Segundo o Ministério do Interior, a província de Al Haouz tem o maior número de mortos, seguida pela província de Taroudant. Marrakech também foi duramente afetada. O coração histórico da cidade é patrimônio mundial da Unesco. Vídeos gravados do momento do desastre mostram pessoas correndo desesperadas, edíficos destruídos e construções balançando.

Seleção olímpica brasileira está no país e sentiu tremor

A delegação da seleção olímpica brasileira está na cidade de Fez, onde disputou uma partida contra a seleção marroquina.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), segundo o Globo Esporte, informou que os integrantes da delegação foram levados para a piscina do hotel e voltaram para o quarto uma hora depois do tremor inicial.

O epicentro do sismo foi nas montanhas do Alto Atlas.

A Embaixada do Brasil na capital Rabat emitiu uma nota dizendo que não há notícias neste momento de brasileiros mortos ou feridos, mas que acompanha com atenção os desdobramentos do terremoto.

Continua depois da publicidade

Marrocos já foi atingido por outros terremotos

O Marrocos já foi atingido por alguns fortes terremotos no passado, incluindo um em 2004. Há 19 anos, um terremoto atingiu a cidade de Al Hoceima, no nordeste de Marrocos, e matou 628 pessoas.

Em 1960, o terremoto de Agadir matou 12 mil pessoas.

Esses números podem indicar a escala de vítimas que serão atingidas no terremoto que ocorreu na última sexta. Segundo Jonathan Aman, repórter de ciência da BBC News, poucos terremotos de magnitude 6,8 eram esperados para este ano e nenhum deles era previsto no Marrocos.