A Secretaria da Saúde confirmou 86 casos de sarampo em Joinville, desde o fim de setembro, quando foi confirmado o primeiro caso da doença. O último número mostrava que havia 75 casos até a semana passada. Agora, outros 78 casos suspeitos continuam sendo investigados. Entre as regiões com mais incidência da doença, o bairro Bucarein concentra o maior número de casos confirmados, seguido do Costa e Silva, Pirabeiraba e Bom Retiro.

Continua depois da publicidade

Apesar da campanha de vacinação contra o sarampo ter encerrado no dia 30 de novembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuam oferecendo gratuitamente as vacinas contra a doença.

No grupo de crianças de um ano e um ano e três meses, a meta foi atingida, com 8.123 imunizações, o que corresponde a 100,5% da meta de 8.083 crianças. No grupo das crianças de seis meses de vida, 5.025 foram imunizadas, 62,17% da meta de 8.083, restando ainda 3.058 crianças.

Dentre os adultos de 20 a 29 anos, 23.839 pessoas foram vacinadas neste ano, além das 9.921 doses da vacina aplicadas por meio da estratégia de bloqueio. Ao todo, 106.558 imunizações foram realizadas neste ano. A vacina deve ser aplicada em todas as pessoas dos 6 meses aos 49 anos de idade.

Apesar da indicação de faixa etária, a orientação da secretaria é para que toda pessoa que tiver contato com casos confirmados ou suspeitos da doença procure uma das UBSs para verificar a situação vacinal. O número de doses e a faixa etária da campanha de vacinação segue uma rotina do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Vacinação

As 55 Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis para vacinação de segunda a sexta-feira, em todas as regiões da cidade. Aos fins de semana, até o dia 22 de dezembro, a UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, 555, oferece atendimento das 9 às 18 horas, além do atendimento diário até as 21 horas. Funcionam até as 22 horas as UBSFs Jarivatuba, Fátima e Floresta, além da UBSF Boehmerwald, que atende até as 21 horas, e a UBSF Costa e Silva, até as 20 horas.

Alerta

A Secretaria da Saúde pede o comparecimento de pessoas que estiveram nos eventos abaixo citados para procurarem uma unidade de saúde. O motivo desta orientação se deve ao fato de que pessoas com suspeita de contágio pelo sarampo estiveram presentes nestes locais:

22/11 – Segue Baile – Square Garden

01/12 – Convenção Tatuagem – Expoville

30/11 – Formatura Exathum – Square Garden

30/11 – Baile do Rei e Rainha – Sítio Novo