Autoridades argentinas elevaram para 600 o balanço de feridos na colisão de um trem contra a plataforma da estação Once de Septiembre, na região central de Buenos Aires, na manhã desta quarta-feira. Pelo menos 49 pessoas morreram no acidente.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o consulado brasileiro acompanha a situação de perto e, até o momento, não houve registros de brasileiros entre as vítimas.

Em galeria de fotos, veja imagens do local após o acidente

Conforme o jornal local Clarín, a colisão desta quarta é o pior acidente ferroviário registrado na capital argentina nos últimos 80 anos. Antes desta quarta, o último incidente com trens na Argentina tinha sido registrado no dia 18 de dezembro, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, o acidente deixou 17 feridos.

Continua depois da publicidade

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque de dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

Uma investigação foi aberta para apurar as causas da colisão. A linha ferroviária urbana Sarmiento opera com intensidade em uma distância de até 70 km e transporta diariamente a cerca de meio milhão de pessoas. Os trens utilizados pela empresa são da década de 1960.

Em função do acidente, a presidente Cristina Kirchner suspendeu uma entrevista que concederia na Casa de Governo sobre o estado do conflito com o Reino Unido pelas Ilhas Malvinas.

Continua depois da publicidade