Com o nível dos rios voltando ao normal e o tempo seco colaborando, a Defesa Civil de Santa Catarina e os municípios atingidos pelas fortes chuvas da semana passada podem contabilizar com mais precisão os danos estruturais e o total de pessoas atingidas pelas águas. O relatório da Defesa Civil divulgado às 18h desta quinta-feira mostra que subiu para 59 o número de cidades atingidas, das quais 48 decretaram Situação de Emergência.
Continua depois da publicidade
A lista completa da Defesa Civil pode ser acessada aqui.
No relatório aparecem 60 cidades, pois Presidente Castelo Branco consta duas vezes.
Até a quarta-feira, eram 53 cidades atingidas. As últimas a entrar na lista foram Pinheiro Preto, Catanduvas, Ipira, Jaborá, Luzerna e Xavantina. O diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil, James Rides da Silva, explica os esforços estão concentrados na recuperação dos estragos, em uma etapa chamada de “reabilitação” após os eventos.
Continua depois da publicidade
O número total de atingidos também subiu. Até a quarta-feira eram pouco mais de 52 mil e na noite desta quinta-feira atingiu a marca de 73.776.
Leia também:
:: Chuva em SC foi a segunda maior na semana passada, diz Nasa
:: Jovem filma cratera se abrindo pouco após cruzar pelo trecho
:: Novo radar de Lontras, no Alto Vale, começa a funcionar em setembro
Santa Catarina decretará Situação de Emergência
Santa Catarina decretará, pela segunda vez em menos de um mês, Situação de Emergência por causa das chuvas. O anuncio foi feito pelo governador, Raimundo Colombo durante visita a Xanxerê, no Oeste catarinense.
– A ideia é não deixar mais estradas interrompidas e garantir que as pessoas não tenham dificuldade na locomoção. Para isso, assinamos um decreto de emergência que vai liberar imediatamente recursos para recuperação das rodovias. Na próxima semana, devo ir a Brasília em busca de recursos federais – afirmou Colombo.
Continua depois da publicidade
A Situação deve ser publicada no Diário Oficial de Santa Catarina.
Sete rodovias seguem com trechos totalmente interditados
BR 153 – km 118 – Concórdia, ponte sobre o Rio Uruguai.
BR 153 – km 49 – Vargem Bonita.
SC-155 – km 133,95 – Itá.
SC-283 – km 69,8 – Arvoredo – Desvio por dentro do município de Arvoredo.
SC-350 – km 156,2 – Caçador – Desvio somente para automóveis. Acesso pelo Motel Paradaise, saindo no bairro do Município, em Caçador.
SC-390 – km 33,300 – Ipira – Desvio lateral.
SC-452 – km 24,5 – Lebom Régis – Desvio lateral.
SC-465 – km 1 – Macieira – Desvio acesso pela SC-350 à Macieira por Paiol de Pedra (km 1300).
Confira ainda:
:: Artistas de Joinville doam obras para leilão em prol dos afetados pelas chuvas
:: Laine Valgas: Udesc recolhe donativos para atingidos pela chuva em Santa Catarina
:: Veja fotos da enchente em Santa Catarina:
Junho de 2014 entra para a história catarinense
Segundo dados da Epagri/Ciram o mês de junho deve entrar para a história com volume de chuva recorde em todas as regiões de Santa Catarina desde os dados registrados em 1983.
Continua depois da publicidade
O acumulado do mês, que teve dois períodos de chuva intensa com menos de vinte dias de intervalo entre eles, superou os 500 milímetros. As regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí foram as áreas que registraram maior volume de precipitação.