Nesta semana Joinville registrou 41 casos confirmados de sarampo. Conforme a Secretaria da Saúde, 428 notificações estão em análise por suspeita da doença. Até a última quinta-feira (7), a cidade registrava 24 casos confirmados. O número corresponde a um crescimento de 70,8% em uma semana. A orientação é que as pessoas do grupo prioritário – 6 meses a 49 anos – procurem uma unidade para ver a sua situação vacinal e, se necessário, tomar a medicação.
Continua depois da publicidade
Para expandir a cobertura vacinal em Joinville, a Secretaria montou ponto de vacinação também na Festa das Flores, na Expoville. Até domingo (17), a estrutura recebe os visitantes no espaço onde fica o palco de apresentações. O atendimento acontece das 14 às 21 horas e a ação conta com o apoio do Sesi.
Além disso, as pessoas que ainda não se vacinaram podem procurar o atendimento no segundo piso do Shopping Cidade das Flores neste feriado e fim de semana, dias 15 a 17, para as vacinações. A ação será realizadas das 14h às 21h. Durante a semana, a rede pública conta com a vacinação em 55 Unidades Básicas de Saúde de Joinville.

Em entrevista na última semana, o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, afirmou que o número tende a aumentar.
Segundo a Secretaria de Saúde, Joinville não registrava casos de sarampo há décadas, e, agora, é necessário a mobilização da população para a vacinação.
Continua depois da publicidade
Conforme a secretaria, o plano de contingência está no nível intermediário de acordo com o momento em que a cidade vive, que o nível dois. Caso a cidade atinja o nível três, que caracterizaria uma situação emergencial, a vigilância deverá tomar outras ações.
— A gente ainda não pode começar algumas outras ações de poder de saúde pública ou de polícia em relação a alguns eventos, por exemplo. Tem toda uma questão de legalidade e o prejuízo à economia local. Mas ainda não estamos nesse momento e temos que correr pra não chegar nesse momento — destacou o secretário em coletiva de imprensa realizada em 7 de novembro.
Campanha para adultos começa em novembro
Com o fim da campanha nacional de vacinação contra o sarampo para as crianças, o governo federal inicia no dia 18 de novembro a etapa de imunização dos adultos. O público-alvo serão as pessoas com idade entre 20 e 29 anos. A campanha vai até o dia 30 de novembro, quando será o Dia D.
Conforme o relatório do Ministério da Saúde, Santa Catarina está entre os 19 Estados do país com transmissão ativa do sarampo atualmente. Nos últimos 90 dias foram confirmados 33 casos da doença em SC. A situação mais grave é em SP, onde no mesmo período foram registrados mais de 5 mil casos. Desde o começo do ano SC teve 45 casos de sarampo confirmados, segundo a Dive/SC.
Continua depois da publicidade