Com 357 mortes a mais nas últimas 24h, o número de óbitos por coronavírus no Brasil chegou a 3.670 nesta sexta-feira (24), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. O aumento é de 10,8% em relação ao dia anterior. O número de pessoas contaminadas pela doença também aumentou: o país tem 52,9 mil novos casos. Se comparado ao dia anterior, há 3,5 mil pacientes a mais.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Esse é o segundo maior número de óbitos registrados em um único dia desde o início da pandemia no país. Os dados mais alarmantes foram o de quinta-feira (23), com 407 novas mortes. Até então, o número mais alto de óbitos contabilizados em um único dia tinha sido em 17 de abril, quando 217 pessoas perderam a vida.

O aumento desse número, no entanto, pode incluir pacientes que morreram nos últimos dias, mas que tiveram o resultado do exame com diagnóstico positivo para o novo coronavírus somente agora.

Sergio Moro anuncia demissão do governo Bolsonaro

Continua depois da publicidade

Além disso, é preciso considerar que existe uma subnotificação de casos no país, como admite o próprio Ministério da Saúde. Isso ocorre devido a baixa disponibilidade de testes e consequente conduta de priorizar os exames para pacientes hospitalizados e que apresentam quadro mais grave da doença.

Despedida de Moro expõe projeto autoritário de Bolsonaro

Dados de SC desatualizados

No boletim dessa sexta-feira (24), assim como vem ocorrendo diariamente, apresenta os números de Santa Catarina contabilizados no dia anterior (23), quando eram 42 mortes por Covid-19 e 1.170 pacientes com diagnósticos positivos. Ou seja, se considerar o balanço atualizado do Estado, divulgado sempre aos fins de tarde, os números podem ser ainda mais altos.