A Secretaria de Estado da Defesa Civil divulgou na manhã desta terça-feira, 6, que 27,6 mil pessoas foram afetadas pela chuva em 88 cidades de Santa Catarina. Até a noite de segunda-feira, eram 10.127 afetados. Entre eles, 1.552 pessoas estão em abrigos públicos. As regiões mais atingidas são o Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Oeste catarinense.

Continua depois da publicidade

A cidade com situação mais crítica na manhã desta terça-feira é Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, com 21 abrigos ativados atendendo 739 moradores da cidade, o maior número do Estado. Na medição das 9h, o nível rio Itajaí-Açu estava em 10,88 metros na cidade. A barragem de Ituporanga tem cinco comportas abertas no momento e há 1,89 metro de água vertendo. Já a barragem de Taió está com uma comporta aberta e três fechadas, também com o canal extravasor fechado.

Na Serra catarinense, o município mais atingindo pela chuva foi Lages, que tem sete abrigos com 318 pessoas. A quantidade de chuva em duas semanas na cidade foi o equivalente a mais de três meses. Desde quinta-feira a cidade decretou situação de emergência. Segundo assessoria de comunicação da Defesa Civil de Lages, desde 2011 Lages não registrava uma cheia tão intensa como essa.