Subiu para 250 o número de mortes provocadas pelos tremores que atingiram a região de Tabriz, no noroeste do Irã, de acordo com a televisão estatal do país. Pelo menos outras duas mil pessoas ficaram feridas.

Continua depois da publicidade

De acordo com as últimas informações divulgadas, seis vilarejos da cidade de Varzaghan foram totalmente destruídos pelos terremotos, enquanto outros 60 foram parcialmente atingidos. Outros 17 tremores menores foram sentido na região nas últimas horas.

Estes balanços provisórios podem aumentar devido à intensidade dos tremores, disseram autoridades locais.

Dois terremotos de magnitude de 6,2 e 6,0, com epicentro a 60 km de Tabriz e a cerca de 10 km de profundidade, atingiram a região às 16h53min (09h23min de Brasília) e às 17h04min (09h34min).

As cidades de Tabriz, Ardébil, Ahar, Varzeghan, Mehraban e Heris, assim como várias aldeias foram atingidas pelos dois terremotos e pelas réplicas que se seguiram.

Continua depois da publicidade

O Irã está localizado sobre grandes falhas sísmicas e já foi atingido por vários sismos devastadores. O maior terremoto dos últimos anos ocorreu na cidade de Bam, no sul do país, em dezembro de 2003, e causou a morte de 31 mil pessoas – um quarto da população.