A Secretaria Estadual de Saúde registrou três mortes nesta terça-feira. Os casos foram confirmados em Itajaí, Mafra e Pomerode. Com isto, os dados oficiais são de que 18 pessoas morreram desde o início do ano e 262 casos.
Continua depois da publicidade
A informação é da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) de SC. A vítima fatal de Pomerode foi uma mulher de 43 anos, que morreu no dia 10 quando estava sendo transferida de Pomerode para Blumenau.
Os dados das demais vítimas não foram divulgados pela Dive. O Laboratório Central (Lacen) ainda analisa 55 possíveis contaminações.
Os dados mostram que há um novo crescimento no total de mortes assim como a quantidade de casos notificados no Estado. No ano passado, foram confirmadas cinco contaminações, mas não houve nenhuma morte.
Continua depois da publicidade
O maior número foi em 2009, quando ocorreu a pandemia mundial da infecção. Naquele ano, SC registrou 3.029 contaminações, sendo 144 mortes.
Para a gerente de Vigilância e Imunização Luciana Amorim, uma das possibilidades para a nova alta nos registros seja o relaxamento no comportamento das pessoas.
– A etiqueta da Gripe A está sendo esquecida pelas pessoas. Além disso, nem todos se imunizaram durante o prazo – lembra ela.
Continua depois da publicidade
Neste ano, foram distribuídas 876 doses que imunizaram 92,56% da população, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Em que Gerência Regional de Saúde foram registradas as mortes*
Videira – 1
Rio do Sul – 2
Itajaí – 2
Blumenau – 6
Mafra – 1
Tubarão – 3
Lages – 1
Canoinhas – 1
Florianópolis – 1
* Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Evite a gripe
– Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável
– Mantenha os ambientes ventilados
– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
– Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar
– Evite aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes
– Adote hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e líquidos
– Não use medicamentos sem orientação médica