Subiu para 12 o número de mortos nas explosões de pagers de membros do Hezbollah, no Líbano. Mais de três mil pessoas ficaram feridas após os aparelhos de membros do grupo extremista explodirem em uma operação coordenada, na terça-feira (17). As informações são da TV Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a Globo, o governo libanês acusa Israel desse ataque coordenado. O governo israelense não assumiu a autoria do crime. No entanto, uma fonte da inteligência do Líbano afirma que o Mossahd, serviço secreto israelense, implantou explosivos no carregamento de cinco mil pagers.
Explosões de pagers de membros do Hezbollah deixam mortos e milhares de feridos no Líbano
O carregamento foi encomendado pelo grupo extremista Hezbollah, e foram importados da Gold Apollo, cuja sede fica em Taiwan, mas o dono da empresa afirma que os equipamentos adulterados foram fabricados por uma parceira na Hungria, a BAC Consulting KFT.
Continua depois da publicidade
O site de notícias americano Axios informou que a operação foi realizada para abrir uma ofensiva terrestre contra o grupo libanês no sul do país, mas Israel desconfiou que o Hezbollah estaria perto de descobrir sobre as explosões e antecipou o ataque.
Quem são as vítimas
Entre os mortos estão duas crianças de oito e onze anos, de acordo com o Ministério de Saúde Libanês. Cerca de 500 pessoas estão em estado grave, e entre os feridos alguns perderam a visão ou tiveram membros amputados.
Imagens das câmeras de segurança de um supermercado em Beirute registraram o momento de duas explosões: uma de um homem que pagava as compras no caixa e outra perto de uma bancada de frutas.
A Cruz Vermelha Libanesa afirma que mais de 50 ambulâncias e 300 equipes médicas de emergência foram enviadas para ajudar na evacuação das vítimas.
Continua depois da publicidade
As explosões aumentam o medo de uma guerra mais ampla no Oriente Médio, enquanto as autoridades esperam uma retaliação do grupo libanês. O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, irá se pronunciar nesta quinta-feira (19).
Segundo o jornal The New York Times, uma mensagem seria a causa das explosões. O uso desses pagers teria sido recomendado pelo chefe do grupo Hezbollah pelo difícil rastreamento.
O que dizem especialistas
Especialistas afirmam que esses equipamentos dificilmente explodiriam sem uma possível adulteração, em que pode ter ocorrido a troca das baterias por explosivos. Os circuitos eletrônicos, como os usados em pagers, dificilmente explodem na proporção que ocorreu no Líbano.
O que são os pagers
Bastante usados nas décadas de 1980 e 1990 e conhecidos no Brasil como bipes, os pagers foram um meio de comunicação móvel desenvolvido nas décadas de 1950 e 1960 e que se popularizou antes do crescimento do uso de celulares. Para se comunicar, era preciso ligar para uma central telefônica e informar a um atendente para qual número gostaria de enviar uma mensagem, com conteúdo curto.
Continua depois da publicidade
Leia também
Samu SC recebe 2,6 mil chamadas de tentativas de suicídio em 2024
Com volta do calor, SC intensifica ações para combater a dengue