Os bombeiros encontraram mais dois corpos em Lajedinho, no interior da Bahia, no fim da tarde deste domingo. Com isso, sobe para 10 o número de mortos após o forte temporal que atingiu a região da Chapada Diamantina no sábado.
Continua depois da publicidade
Entre as vítimas, estão três pessoas da mesma família, uma idosa e crianças, além de três pessoas que ainda não foram identificadas.
Conforme a Defesa Civil do Estado, as vítimas foram encontradas a mais de 8 quilômetros da área central da cidade. Segundo o coordenador adjunto Paulo Sérgio Menezes Luz, a força da água arrastou os corpos para a parte rural do município:
– Ainda existem oito desaparecidos e pode ser que também tenham sido carregados para longe, o que dificulta as buscas. A gente vai seguir com menos intensidade, pois a falta de luz atrapalha. Mas vamos usar cães farejadores e tentar achá-los.
De acordo com o coordenador, a prefeitura deve decretar estado de calamidade pública. Por ser um município pequeno, com 4,8 mil habitantes, os estragos afetaram quase toda a cidade. Atualmente há cerca de 100 pessoas em escolas e outros 200 moradores que devem ir para a casa de parentes.
Continua depois da publicidade
– O comércio, farmácias e supermercados foram quase 100% destruídos. Amanhã ou terça, assim que conseguir organizar as coisas, a prefeitura deve decretar estado de calamidade pública – confirma Paulo Sérgio.
Médicos atendem os desabrigados e a Defesa Civil faz a distribuição de alimentos e colchões aos desalojados. A energia elétrica foi restabelicida apenas no início da noite devido à quantidade de fios expostos nas ruas. Além disso, os bombeiros fazem a retirada dos escombros.