O mapa de risco para coronavírus em Santa Catarina voltou a apresentar piora no quadro, conforme atualização divulgada neste sábado (6) pelo governo estadual. O número de regiões em risco gravíssimo, o alerta máximo para a doença, subiu de oito para 10 em relação ao mapa da semana passada. Outras seis regiões estão com risco grave.

Continua depois da publicidade

> SC tem três regiões com ocupação de UTIs acima de 80%

Apresentaram piora na classificação as regiões da Grande Florianópolis, Serra Catarinense e Xanxerê, que retornaram ao nível gravíssimo (vermelho), e a região do Extremo Sul, que se encontrava em risco alto (amarelo) e passou para grave (laranja) nesta semana.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no índice de monitoramento, que leva em conta o acompanhamento dos casos, apenas as regiões do Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul e Laguna estão em estado grave, todas as outras encontram-se no patamar gravíssimo.

Mapa de risco coronavírus em SC
Mapa de risco divulgado pelo governo de SC neste sábado (6) (Foto: SES, Divulgação)

Esta é a primeira vez que o mapa de risco do governo é divulgado em um sábado. A mudança ocorreu, segundo a SES, porque os dados passaram a ser coletados às sextas-feiras. As alterações e as medidas sanitárias passarão a ser aplicadas na segunda-feira subsequente à divulgação.

Continua depois da publicidade

> Covid-19: os planos das maiores cidades de SC para a vacinação

De acordo com a SES, o objetivo da alteração é proporcionar a atividades e municípios maior prazo para adequações e restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação, facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios.

Leia também

> Como está o processo de vacinação contra a Covid-19 em SC

> Segunda dose da vacina contra a covid-19 começa a ser aplicada em SC a partir de segunda-feira

> Qual a máscara mais segura contra Covid-19? Descubra e veja como usar