Se não bastassem os estragos na tarde de quinta-feira com a chuva intensa que começou a cair por volta das 17h, um novo temporal na madrugada de hoje trouxe mais problemas aos moradores da região Sul de Blumenau.

Continua depois da publicidade

O número de residências atingidas por deslizamentos mais do que dobrou durante a noite: subiu de 30 para 62, a maioria (60) nos bairros Garcia, Valparaíso, Glória e Progresso. A Rua Rui Barbosa novamente ficou alagada, o que trouxe preocupação à comunidade.

Outras duas residências nas ruas Hermann Kratz e Franz Mueller, ambas no bairro Velha Grande, foram atingidas por desbarrancamentos. No total, chegou a 102 o número de ocorrências de queda de barreira na cidade com os dois temporais que caíram em um intervalo de oito de horas – 40 em vias públicas.

Deslizamento no progresso deixou trânsito em meia pista. (Augusto Ittner)

Quinze famílias tiveram de ser temporariamente retiradas de suas casas. Durante esta quinta-feira a Defesa Civil irá avaliar uma por uma para saber se é possível retornar a essas residências, ou se as pessoas ficarão desalojadas.

Continua depois da publicidade

Previsão é de mais

chuva para esta quinta

Há previsão de mais chuva para esta quinta-feira, conforme o meteorologista Gustavo Verardo, do AlertaBlu, o que deixa em alerta o moradores da região Sul de Blumenau. A água que caiu ontem e deixou como “muito alta” a probabilidade de escorregamento em pontos do Garcia, Progresso, Glória e Valparaíso deve se repetir.

Isso porque uma frente fria que atua no mar e um sistema de baixa pressão que vem do Paraguai e passa por Santa Catarina trazem calor e umidade alta. Esses fatores colaboram para temporais, como o que ocorreu nesta quarta-feira.

– Com esses sistemas não se descartam novas possibilidade de temporais como o de hoje (quarta-feira), com chuva mal distribuída. Não quer dizer que vai acontecer, mas a chance existe – comenta Verardo.