O calor e sol forte não foram capazes de afastar os milhares de fiéis que acompanharam o encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores na tarde deste domingo (26) em Florianópolis. A ação, que faz parte da programação da 257ª Procissão do Senhor dos Passos, emocionou mesmo aqueles que participam do evento há anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
É o caso de Rita Peruchi. Ela faz parte da organização da procissão há mais de duas décadas e ainda assim se emociona ao falar sobre a celebração, que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2018. Antes da saída das imagens, enquanto ajustava os últimos detalhes dentro da Catedral, Rita ressaltou a importância que a atividade tem na vida dela:
— Fui paciente do hospital no passado e sou muito grata por estar aqui com saúde para poder ajudar [a organizar]. É uma honra muito grande. É bonito ver a fé, a gratidão das pessoas — disse com a voz embargada.
Continua depois da publicidade

Se para quem participa há anos o sentimento é quase inexplicável, para quem se tornou figurante pela primeira vez também faltavam palavras. Maria das Graças Freitas procura o que o sobrenome carrega: uma dádiva. Em busca do sobrinho desaparecido, a mulher decidiu fazer parte da procissão como forma de promessa, para pedir ajuda ao Senhor dos Passos para encontrar o familiar.
— Por esse motivo me inscrevi. Tenho certeza e fé que vai ser alcançado — contou.
Jussara Lamin Henrique conheceu a procissão no ano passado, mesmo morando na capital desde os anos 1980. Encantou-se tanto que voltou para o momento que considera o mais bonito: o encontro das imagens.

— Foi bem impactante, emocionou. Por isso vim de novo — revelou.
Continua depois da publicidade
Além das pessoas que acompanharam toda a procissão a partir da Catedral, caminhando pelas ruas do Centro, houve quem escolheu um bom lugar pelas calçadas para esperar a passagem das imagens e garantir uma visão privilegiada.
Durante todo o trajeto, cânticos e orações foram proferidas pelos fiéis que caminhavam perto das imagens. Um momento que encantou, coloriu as vias e transformou o habitual silêncio de domingo em emoções únicas.
A procissão parou no ponto de partida por volta das 16h45min. As duas imagens foram recebidas com fortes aplausos enquanto era proclamado o sermão de encontro. Depois, seguiram para a Capela Menino Deus do Hospital de Caridade, onde haverá a missa de encerramento nesta segunda-feira (27).
Continua depois da publicidade

Assista ao encontro das imagens
A procissão
A 257ª Procissão do Senhor dos Passos, considerada a terceira maior festividade religiosa do Brasil, termina nesta segunda-feira (27). Começou com a Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs, realizada na Capela Menino Deus, no domingo (19).
Nesta quinta-feira (23), aniversário do município, aconteceu, a Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos e a Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento. Na sexta-feira (24), a Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento.
No sábado (25), a Missa e a Procissão do Carregador, Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos e a Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana.
Neste domingo houve a missa na Catedral e, às 16h, o início da procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.
Continua depois da publicidade
Como encerramento, é celebrada a Missa de Ação de Graças na Capela Menino Deus do Hospital de Caridade nesta segunda-feira (27), às 8h30min.
