Iporã do Oeste é um município de pequeno porte, no qual mais de 60% das pessoas vivem no meio rural. Iporã do Oeste, na língua tupi-guarani, quer dizer água boa, alusão à água encontrada pelos colonizadores nas matas repletas de araucárias em 1926, predominantemente por alemães e italianos.

Continua depois da publicidade

Hoje, é uma das cidades de SC que mais cresce. Nos últimos seis anos, construiu-se seis loteamentos novos, com infraestrutura completa sendo o diferencial o calçamento

asfáltico de suas ruas. Esse crescimento deve- se muito à ocupação centralizada a vários municípios, sendo hoje aqui centralizados vários serviços como hospitalar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, entre outros.

A cidade é considerada como classe média alta, resultado observado na arquitetura das edificações, a grande maioria de ótimo padrão, reflexo de uma agricultura familiar altamente competente e produtiva de diversas indústrias com expressão no Estado e muitas empresas que terceirizam serviços a outros municípios.

Iporã do Oeste é uma ótima cidade para se viver, pois temos qualidade de vida, ótimo atendimento na saúde, escola, lazer e moradia. Uma comunidade constituída por um povo trabalhador, ordeiro, com formação cultural, que valoriza suas origens, seus desbravadores e se preocupa com o futuro de seus filhos.

Continua depois da publicidade

Frase do prefeito

– A localização estratégica é um privilégio que leva Iporã ao rumo de um polo de desenvolvimento – Ilton Pedro Vogt

Saiba mais

População: 8.490 habitantes

Localização: Oeste de SC

Área: 202,37 quilômetros quadrados

Emancipação: 04/01/1988

Características: a economia do município tem como base a agricultura, com destaque para o milho e o fumo

Curiosidades: O nome do município vem do tupi e significa água boa. Através da junção dos termos y (água) e porang (boa). Uma alusão à boa água encontrada pelos primeiros colonizadores nas matas repletas de araucárias do município